Balneabilidade em SC: veja quais praias estão próprias e impróprias nesta semana
De acordo com o levantamento de balneabilidade, 75,3% dos pontos (189 locais) estão próprios para banho
• Atualizado
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou, nesta sexta-feira (12), o 5º relatório da temporada 2025/2026 de balneabilidade, com um panorama atualizado da qualidade da água nas praias catarinenses. O documento analisou 250 pontos de coleta entre os dias 8 e 10 de dezembro, em 27 municípios do litoral do estado.
De acordo com o levantamento, 75,3% dos pontos (189 locais) estão próprios para banho, enquanto 24,7% (62 pontos) foram classificados como impróprios. As análises seguem os critérios da Resolução CONAMA nº 274/2000, considerando as últimas cinco semanas de coletas.
Florianópolis tem maioria dos pontos próprios
A capital registrou melhora nos pontos próprios, com 60 pontos próprios e 27 impróprios. A Lagoa da Conceição continua sendo uma das regiões mais críticas, com diversos pontos marcados como impróprios, especialmente nas áreas próximas à orla e trapiches.
No Norte da Ilha, Ingleses, Cachoeira do Bom Jesus e Canasvieiras aparecem com a maioria dos pontos liberados. Já no Leste, a Praia Mole e a Joaquina seguem próprias para banho.
Interior e outras cidades litorâneas apresentam melhor desempenho
Nos municípios fora da capital, o índice de balneabilidade é ainda melhor. Segundo o relatório, 78,6% dos pontos estão próprios. Regiões tradicionalmente muito procuradas, como Itapema, Itajaí, Bombinhas, Porto Belo e Balneário Camboriú tiveram a maioria dos locais liberados, com exceção de áreas próximas a rios, canais e emissários.
Destaques positivos incluem:
- Itajaí: todos os pontos avaliados próprios;
- Navegantes: todos os pontos próprios;
- Imbituba, Garopaba e Laguna: praticamente 100% dos locais aptos.
Já municípios como Penha, São Francisco do Sul e Governador Celso Ramos registram maior número de pontos impróprios, especialmente próximos a valas e áreas de forte ocupação urbana.
Pontos que mudaram de classificação
O relatório também aponta locais que mudaram de classificação na última semana.
Passaram de próprios para impróprios em Santa Catarina
- Balneário Gaivota;
- Florianópolis (pontos 38 e 96);
- Governador Celso Ramos;
- Itapoá;
- Palhoça;
- Porto Belo;
- São Francisco do Sul.
Passaram de impróprios para próprios em Santa Catarina
- Balneário Camboriú;
- Florianópolis (10, 28, 60, 61);
- Itajaí (01, 02);
- Itapema (03, 08);
- Navegantes (02, 04);
- Passo de Torres;
- Penha;
- Porto Belo;
- São Francisco do Sul.
O IMA destaca, no entanto, para evitar o banho nas primeiras 24 a 48 horas após chuvas intensas, especialmente em locais próximos a saídas de rios, canais pluviais e valas de drenagem. A chuva costuma arrastar material contaminado e pode alterar rapidamente a qualidade da água.
O relatório também mostra que há aumento de reclamações sobre florações de algas, que podem modificar a cor da água (verde, parda, azulada ou avermelhada), deixar odor forte e formar camada superficial densa. Em caso de suspeita, o órgão recomenda evitar o contato e notificar a Vigilância Sanitária.
Entenda como são feitas as coletas
As amostras são coletadas semanalmente pelo Corpo de Bombeiros Militar, analisadas pelo método de Número Mais Provável (NMP) para medir coliformes e uma bactéria comum que vive no intestino de humanos e animais (E. coli), e divulgadas sempre às sextas-feiras.
Os dados atualizados podem ser consultados no portal oficial.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO