Baixa adesão à vacina da gripe preocupa saúde municipal de Lages
A baixa cobertura vacinal impacta crianças de forma mais severa
• Atualizado
A Secretaria de Saúde de Lages expressa grande preocupação com os índices de vacinação contra a gripe (influenza) no município, que permanecem aquém do esperado, especialmente entre os grupos prioritários. Apesar de um total de 39.429 doses aplicadas no público geral, a cobertura vacinal de idosos, gestantes e, principalmente, crianças, é alarmante.
Kelly Paes, gerente de imunização da Vigilância Epidemiológica de Lages, destacou em entrevista à Rádio Clube a baixa adesão desses grupos. “O que mais preocupa é o índice baixíssimo de vacinados do nosso grupo prioritário”, afirmou Kelly.
Cobertura vacinal pediátrica em destaque
A situação das crianças é a mais crítica. A meta para menores de 6 anos é de 11.819 doses, mas até o momento, apenas 2.921 foram aplicadas, resultando em uma cobertura vacinal de apenas 24,71%. Essa baixa adesão é um sinal de alerta, considerando o aumento da ocupação de leitos pediátricos por doenças respiratórias graves, conforme observado nos últimos dias.
Diante da preocupação dos pais sobre a obrigatoriedade de atualizar todo o calendário vacinal da criança ao procurar a dose da gripe, Kelly Paes esclareceu que, ao comparecerem para a vacinação, as unidades de saúde têm a responsabilidade de verificar e, se possível, iniciar a atualização das vacinas pendentes.
“É obrigação nossa atualizar o calendário vacinal. A gente avalia a carteirinha, vê quais as vacinas podem ser aplicadas naquele momento e apraza, ou seja, coloca na carteirinha a data da próxima vacina para essa criança estar recebendo. É em comum acordo com os pais e responsáveis”, explicou a gerente.
Ampliação do acesso e apelo à população
Para reverter o cenário e aumentar a cobertura vacinal, a Secretaria de Saúde de Lages tem intensificado as ações. Unidades de saúde estão com horários estendidos e noturnos para facilitar o acesso da população. Nesta semana, as unidades do São Miguel (dia 24/06, das 18h às 22h) e Vila Mariza (dia 24/06, das 17h às 21h) terão funcionamento ampliado. A sala de imunização da Vigilância Epidemiológica, ao lado da policlínica, também oferecerá horário estendido noturno na sexta-feira, dia 27, até as 22h, com todas as vacinas de rotina disponíveis.
Além disso, o “carro da vacina” estará em frente aos CEIMs às terças e quintas-feiras, conforme cronograma, para levar a imunização mais perto da comunidade.
Kelly Paes reforça o apelo aos pais e responsáveis: “Pedimos que os pais tragam seus filhos para receberem a vacina da influenza. Vacinar é um ato de amor e a vacina salva vidas. É um direito da criança e é uma responsabilidade dos pais. Não queremos ver as nossas crianças hospitalizadas e nem irem a óbito.“
A população é incentivada a procurar as unidades básicas de saúde ou a central de vacinação para garantir a imunização contra a gripe e manter o calendário vacinal atualizado, protegendo assim a saúde de toda a comunidade.
Matéria em colaboração com o repórter Evandro Gioppo
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO