Geral Compartilhar
SEU BAIRRO NA LISTA?

Bairros de Joinville ficarão sem água durante obras na ETA Cubatão

Novas válvulas serão instaladas em uma bomba de captação e em uma bomba de recalque de água tratada

• Atualizado

Sarah Falcão

Por Sarah Falcão

Obras na ETA Cubatão impacta fornecimento de água em bairros de Joinville | Foto: reprodução/Prefeitura de Joinville
Obras na ETA Cubatão impacta fornecimento de água em bairros de Joinville | Foto: reprodução/Prefeitura de Joinville

A Companhia Águas de Joinville fará uma nova etapa de modernização na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão no próximo domingo (15), a partir das 4h da madrugada. O abastecimento de água será afetado em alguns bairros da cidade.

Durante a ação, novas válvulas serão instaladas em uma bomba de captação e em uma bomba de recalque de água tratada. As válvulas têm a função de vedar adequadamente o sistema, evitando vazamentos e possibilitarão, futuramente, que as bombas funcionem de forma independente.

O processo, que envolve a troca de válvulas em todas as bombas das áreas de captação de água bruta e de recalque de água tratada da ETA, está sendo realizado em etapas, para causar menos impacto na cidade. Então, o serviço que será feito neste domingo é o mesmo que foi realizado nas duas paradas anteriores, mas em bombas diferentes.

Bairros com impacto no abastecimento no domingo

Os bairros com o fornecimento de água comprometido são Adhemar Garcia, América, Atiradores, Aventureiro, Bom Retiro, Boa Vista, Bucarein, Centro, Comasa, Dona Francisca, Espinheiros, Fátima, Guanabara, Iririú, Itaum, Jardim Paraíso, Jardim Iririú, Jardim Sofia, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Pirabeiraba, Rio Bonito, Santo Antônio, Saguaçu, Ulysses Guimarães, Vila Cubatão e Zona Industrial Tupy.

Parte dos bairros Anita Garibaldi, Costa e Silva (norte da Benjamin Constant), Floresta (leste da Santa Catarina), Petrópolis (norte da rua dos Radialistas) e Zona Industrial Norte (leste da BR-101 e oeste da BR-101 ao norte da rua Bororós) também podem ter impacto no abastecimento de água.

Como se preparar?

A Águas de Joinville orienta que a poupe água antes, durante e depois da parada da estação, para que a recuperação do abastecimento para todos ocorra de forma rápida.

Nesse processo, alguns bairros recebem água antes de outros, já que após ser tratada em uma estação de tratamento, a água segue por adutoras, que são grandes tubulações, até chegar nos reservatórios. Em seguida, ela é distribuída através de redes menores até os imóveis.

Quando ocorrem obras na ETA, e é necessário interromper suas operações, a água deixa de ser bombeada até os reservatórios. A partir daí, como uma grande caixa-d’água, as casas e edifícios vão recebendo apenas a água que está armazenada nos reservatórios.

Diante disso, quanto mais a população economizar, mais água permanecerá armazenada e disponível para ser utilizada para uso essencial.

Quando a estação de tratamento volta a operar, os bairros mais próximos da estação vão sendo abastecidos primeiro, gradativamente. Depois, ela segue sendo distribuída aos bairros mais distantes.

Da ETA Cubatão, em Pirabeiraba, até o ponto mais distante da rede são 32 km. Se nos bairros com abastecimento normalizado a água é utilizada em excesso, maior é a chance de bairros mais distantes e altos ficarem mais tempo sem água.

Hábitos de consumo consciente

Até esta sexta-feira (13), é possível se prevenir enchendo baldes e abastecendo a geladeira com garrafas de água. Pode-se também lavar roupas, limpar banheiros e a cozinha.

Já no sábado (14), deve ser iniciada a restrição no uso de água para manter a caixa-d’água do imóvel cheia; utilize apenas para beber, preparar alimentos e para higiene pessoal.

A orientação é que os moradores continuem poupando água no domingo (15) até que o abastecimento seja totalmente restabelecido.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.