Avenida Belisário Ramos recebe obras emergenciais após chuvas intensas em Lages
Os trabalhos incluem a recuperação do asfalto e a desobstrução de redes de drenagem
• Atualizado
Após o final de semana de fortes chuvas que elevaram o nível do Rio Carahá e causaram alagamentos, a Secretaria de Obras e Infraestrutura de Lages iniciou, nesta segunda-feira (30), serviços emergenciais na Avenida Belisário Ramos. Os trabalhos incluem a recuperação do asfalto e a desobstrução de redes de drenagem, visando minimizar os impactos dos temporais e garantir a segurança na via.
Leia Mais
O grande volume de chuvas que atingiu Lages desde o sábado (28) fez com que o Rio Carahá chegasse a 4,70 metros, provocando alagamentos em diversos trechos da avenida, como nas proximidades do Fórum Nereu Ramos, onde a pista chegou a ser interditada temporariamente pela Diretoria Municipal de Trânsito (Diretran).
Problema crônico na Avenida Belisário Ramos
A Avenida Carahá, que corta 15 bairros da cidade, é historicamente afetada por alagamentos, não apenas devido às condições climáticas, mas também pela falta de manutenção adequada. A prefeita Carmen Zanotto defende que a solução definitiva para o problema passa pela revitalização completa da via.
“Havia a possibilidade, com recursos já garantidos, através do Governo do Estado, de fazermos a recuperação asfáltica da via, mas não há como deixar as questões de drenagem, contenção de encostas e redes pluviais de fora. Isto acaba elevando o orçamento, mas estamos buscando outras fontes e possibilidades, na certeza de que será um trabalho duradouro e eficiente para a população que tanto sofre quando as chuvas vêm”, explicou a prefeita.
Ações preventivas e de recuperação
A Secretaria de Obras e Infraestrutura tem concentrado esforços na recuperação da Avenida Belisário Ramos. Desde a última sexta-feira (27), o reforço nas contenções de encostas já havia sido feito como medida preventiva contra desmoronamentos. Nesta semana, três equipes de trabalho atuam na desobstrução de redes de drenagem e na operação tapa-buraco.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Arruda Machado, ressaltou a constância das ações na avenida. “Desde o início do ano a manutenção na avenida Belisário Ramos tem sido constante. Serviços de drenagem, tapa-buraco e contenções de encostas já haviam sido realizados em toda a sua extensão. Embora emergenciais, são ações que podem minimizar impactos, evitar deslizamentos de terra, ou até mesmo que o pavimento ceda”, afirmou Machado.
A Prefeitura de Lages segue monitorando a situação e trabalhando para restabelecer a normalidade e a segurança nas áreas afetadas pelas chuvas.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO