Autódromo de Chapecó deve receber asfaltamento em até dois meses
A conclusão desta fase dependerá das condições climáticas, mas a previsão é que leve cerca de dois meses
• Atualizado
O prazo para o asfaltamento do Autódromo Internacional de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, é de iniciar dentro de aproximadamente dois meses. A estimativa é do Automóvel Clube Chapecó e, segundo a previsão, a pavimentação asfáltica será realizada em três opções de pista alternativas.
Leia Mais
Segundo a organização, a base da pavimentação está sendo construída com brita graduada, após a execução e compactação da sub-base de macadame seco. Em seguida, será aplicado o revestimento final com concreto asfáltico usinado a quente, do tipo SMA, material de alta resistência, projetado para suportar o peso e a aceleração dos veículos de competição. A conclusão desta fase dependerá das condições climáticas, mas a previsão é que leve cerca de dois meses.
Estrutura da pista
A pista do autódromo terá ao todo 4.463 metros asfaltados, sendo 4.004 metros no traçado principal e mais 459 metros nas intersecções dos três traçados alternativos. Todos os traçados seguirão o sentido horário e terão larguras entre 12 e 15 metros. O alternativo 1 terá 2.520 metros e será mais rápido, com anel externo; o alternativo 2 será oval, com 1.452 metros; e o alternativo 3 terá 2.829 metros, incluindo o anel externo e uma variante para motos.
Mesmo antes do asfaltamento, a Construtora Oliveira já realiza outras frentes de trabalho, como a construção de estruturas de segurança na pista, com muros fixos, barreiras de concreto e o muro da área dos boxes, conhecido como pitwall.
Uma nova licitação, que será definida em breve pela prefeitura de Chapecó, abrangerá a continuidade das obras civis, com recursos do município e do governo do Estado. Segundo o presidente do Automóvel Clube, Valdir Moratelli, a previsão é que o autódromo seja inaugurado até o final do primeiro trimestre de 2026, conforme anunciado pelo prefeito João Rodrigues.
Sob supervisão de Rubens Felipe.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO