Audiência Pública debaterá desativação da Linha Férrea Tronco-Sul de Lages
O objetivo é discutir a desativação do trecho
• Atualizado

A situação da Linha Férrea Tronco-Sul, que atravessa Lages e conecta o interior catarinense ao Rio Grande do Sul e aos principais portos do litoral, será tema de uma audiência pública na Câmara dos Deputados no próximo dia 1º de julho, terça-feira, às 10 horas da manhã. O encontro ocorrerá no Plenário 15, na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.
Leia Mais
A iniciativa de levar o debate ao Congresso Nacional partiu da deputada federal Daniela Reinehr (PL-SC), atendendo a um pedido do vereador de Lages, Jonata Mendes. O objetivo é discutir a desativação do trecho que era vital para o escoamento da produção e o transporte de materiais, especialmente em direção ao Rio Grande do Sul.
A suspensão das operações nesse segmento da linha férrea, operado pela concessionária Rumo Logística, ocorreu devido a uma combinação de fatores. Os principais motivos foram os severos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no ano de 2024, e a queda no volume de combustíveis transportados em 2025.
Para a deputada Daniela Reinehr, a reativação da Linha Férrea Tronco-Sul é considerada uma medida de importância estratégica, não apenas para Lages e sua região, mas para todo o Sul do Brasil. A discussão na Câmara dos Deputados busca encontrar soluções para restabelecer essa ligação fundamental para a economia e a logística da região.
Matéria em colaboração com o repórter Evandro Gioppo
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO