Geral Compartilhar
AUXÍLIO

Atingidos por temporal de granizo em Lages poderão sacar o FGTS

O saque deverá ser liberado pela Caixa em até 90 dias

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Foto: Toninho Vieira.
Foto: Toninho Vieira.

As pessoas que foram atingidas pelo temporal de granizo no dia 31 de dezembro de 2024 em Lages, poderão sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida foi anunciada pela prefeita Carmen Zanotto e pela Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil após solicitação à Caixa Econômica Federal (CEF).

De acordo com a prefeitura, as pessoas que tiveram suas casas danificadas e foram cadastradas pela Defesa Civil poderão solicitar o saque do benefício diretamente pelo aplicativo FGTS. O valor máximo por pessoa é de R$ 6.220,00.

A situação de emergência decretada em Lages, em decorrência dos danos causados pelo temporal e granizo, foi fundamental para agilizar o processo de liberação do FGTS. A medida permite que trabalhadores com saldo na conta do fundo, mesmo aqueles que não possuem carteira assinada, tenham acesso ao benefício.

Inicialmente as pessoas cadastradas pela Defesa Civil, após as chuvas do dia 31 de dezembro, é que terão direito a este saque. Pessoas que moram nas áreas afetadas pelas chuvas, mas que não acionaram a Defesa Civil também podem entrar em contato para liberação do benefício.

Como e quando solicitar o saque

Para solicitar o saque, é necessário que o trabalhador esteja cadastrado na Defesa Civil e possua o aplicativo FGTS instalado em seu celular. De acordo com o Secretário Executivo da Defesa Civil de Lages, Sargento Ribeiro o saque deverá ser liberado pela Caixa em até 90 dias após a publicação da Portaria que reconhece a situação de emergência no município em âmbito nacional, ocorrido em 20 de janeiro. As pessoas poderão solicitar o saque pelo aplicativo FGTS assim que a Caixa Econômica Federal liberar o benefício.

“É importante deixar claro que somente após a habilitação junto à Caixa é que as pessoas afetadas poderão fazer a solicitação pelo aplicativo. Isso será previamente informado e todas as solicitações serão de maneira online, diretamente pelo aplicativo FGTS da Caixa Econômica Federal”, explica o secretário.

Os dados das pessoas atingidas pelas chuvas, e cadastradas pela Defesa Civil do município, já foram inseridos no aplicativo da Caixa.

“Ainda nesta semana faremos a extração desses documentos, colheremos a assinatura da prefeita e levaremos para que a Caixa habilite e libere o benefício”, explica o Secretário Executivo da Defesa Civil de Lages, Sargento Ribeiro.

 O temporal com vendaval e granizo do dia 31 de dezembro de 2024 atingiu a parte alta da cidade, com cerca de 19 bairros afetados, além do distrito de Índios. 867 residências tiveram os telhados danificados. 20 mil telhas de fibrocimento foram distribuídas para as famílias atingidas.

Registro do temporal no dia 31/12, em Lages. | Foto: Carolina Sott / Portal SCC10

>>> Para mais notícias, siga a Clube  no  Instagram,  FacebookX (Twitter) e  TikTok

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.