Antigo teatro Tamoio no centro de Lages apresenta rachadura e até árvore nascendo em meio ao concreto
O prédio é tombado pela Fundação Catarinense de Cultura
• Atualizado

O prédio histórico do antigo teatro Tamoio, no centro de Lages, apresenta problemas na estrutura e risco de queda do reboco. Os frequentadores da igreja Universal, que está instalada dentro do edifício, isolaram a área na manhã desta quarta-feira (26) e a defesa civil foi acionada para fazer uma vistoria.
É possível ver uma rachadura na parte superior da estrutura, onde uma figueira está crescendo dentro do concreto. Com o crescimento da árvore, a rachadura vai aumentando e causa preocupação pelo risco de queda do reboco, podendo até atingir as pessoas que passam na calçada.
O prédio do antigo cine Tamoio faz parte da história de Lages, e é tombado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Reginaldo Heine, assessor de eventos da Fundação Cultural de Lages (FCL), conversou com a reportagem da Rádio Clube sobre a situação.
“Nós estamos juntos com a Defesa Civil e os engenheiros da Seplan para acompanhar a situação. Estamos fazendo o trabalho de vistoria, e provavelmente a Fundação Catarinense de Cultura deve encaminhar alguém para dar uma olhada na estrutura. A Defesa Civil fará um relatório. Mas quem vai tomar conta da situação é a fundação catarinense”, finaliza Heine.
O Sargento Ribeiro, secretário da Defesa Civil de Lages, acompanhou os trabalhos de avaliação do prédio e o que pode ser constatado até o momento.
“Foi feita a avaliação geral da estrutura, e nosso engenheiro constatou que houve um deslocamento do reboco na parte superior. Agora será feito um laudo específico, e assim que estiver pronto, nós vamos encaminhar para a empresa que cuida desse patrimônio e também para a FCC, já que o prédio é tombado”, comenta o secretário.
A Defesa Civil informou que a área em frente ao prédio vai continuar isolada para a segurança dos pedestres.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO