Geral Compartilhar
Alívio no bolso

Aneel anuncia bandeira verde e conta de luz sem custo extra em janeiro

Consumidores não terão cobrança adicional na conta de luz

• Atualizado

Redação

Por Redação

Aneel anuncia bandeira verde e conta de luz sem custo extra em janeiro | Imagem: Ilustrativa
Aneel anuncia bandeira verde e conta de luz sem custo extra em janeiro | Imagem: Ilustrativa

A conta de energia elétrica não terá cobrança extra em janeiro de 2026. A informação foi confirmada nesta terça-feira (23) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que anunciou a aplicação da bandeira tarifária verde no primeiro mês do ano.

Com a bandeira verde, não há acréscimo na conta de luz para os consumidores. Segundo a Aneel, mesmo com o período chuvoso tendo começado com índices abaixo da média histórica, os meses de novembro e dezembro registraram manutenção do volume de chuvas e dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas em todo o país.

“Em janeiro de 2026 não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior, o que evita a cobrança de custos adicionais na conta de energia do consumidor”, explicou a agência reguladora.

Neste mês de dezembro, a Aneel já havia reduzido a cobrança da bandeira vermelha patamar 1 para a amarela. Com isso, o valor adicional caiu de R$ 4,46 para R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Segurança energética

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a adoção da bandeira verde indica um cenário de segurança energética, no qual não é necessário acionar de forma intensa as usinas termelétricas. Essas usinas têm custo de geração mais elevado, utilizam combustíveis fósseis e contribuem para a emissão de gases de efeito estufa.

A pasta também destaca que, apesar do crescimento das fontes solar e eólica no país, a geração hidrelétrica continua sendo a base do sistema elétrico nacional, dependendo diretamente do volume de chuvas nas principais bacias hidrográficas.

Como funcionam as bandeiras tarifárias

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica no país. As bandeiras são divididas por cores:

  • Verde: não há cobrança extra
  • Amarela ou vermelha: há acréscimo no valor da conta a cada 100 kWh consumidos

Com informações de Agência Brasil

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.