Veja imagens dos alagamentos e estragos em Santa Catarina nesta terça (9)
Quarta-feira (10) terá ventania extrema: rajadas podem superar os 100 km/h
• Atualizado
Em Santa Catarina, a manhã desta terça-feira (9) começou com chuva intensa em função da formação de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul.
Houve registros de vários alagamentos e estragos em cidades de Santa Catarina. Florianópolis teve pontos de alagamento na região central e continental, com destaque para a Curva das Bandeiras, no acesso à Ilha de SC e a Avenida Rio Branco; veja imagens:
A BR-101 tem trechos com interdição parcial por causa do acúmulo de água na Grande Florianópolis nesta terça-feira (9). Em Biguaçu, no km 186, sentido Norte, a faixa da direita está interditada devido ao alagamento. Segundo a Arteris Litoral Sul, não há formação de filas no local.
Em São José, no km 206 da mesma rodovia, também no sentido Norte, a faixa 3 — a mais à direita — permanece bloqueada pelo mesmo motivo. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que, no Morro dos Cavalos, o fluxo é normal e não há interdições.
Dentro de São José, há registros dos pontos de alagamento recorrentes, conforme a Defesa Civil municipal: Bairro Campinas (Avenidas Josué di Bernardi e Irmãos Vieira), Presidente Nereu Ramos, Rua Luiz Fagundes na altura da marginal da BR-101, viaduto Calegari com acesso ao bairro Areias, e Rua João Grumiche na ligação com a marginal da BR-101.
No Oeste catarinense, uma empresa teve o telhado destelhado após uma forte rajada de vento que atingiu Ipuaçu, no final da manhã de segunda-feira (8). De acordo com a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Xanxerê, o município registrou uma pancada de chuva acompanhada de ventania por volta das 11h30, causando danos na estrutura da empresa localizada no interior do município.
Balneário Camboriú iniciou a manhã desta terça-feira (8), registrando transtornos provocados pela chuva intensa. A Secretaria Municipal de Educação informou prejuízos pontuais em duas unidades: no CEM Dona Lili, no Bairro Barra, a quadra e salas de aula do piso superior ficaram alagadas; já no CEM Ivo Silveira, no Bairro dos Estados, a escola e o corredor que dá acesso ao anfiteatro também foram atingidos pela água. Gestores permanecem mobilizados com equipes terceirizadas de segurança e limpeza de prontidão.
A Defesa Civil mantém a cidade em alerta de alto risco devido à previsão de chuva persistente nas próximas horas, com possibilidade de raios, vento forte e acumulados elevados em curto intervalo.
Quarta-feira (10) terá ventania extrema: rajadas podem superar os 100 km/h
Na quarta, o Ciclone se aprofunda sobre o mar, próximo à costa do RS e do Uruguai, e intensifica os ventos do quadrante oeste. As rajadas devem atingir 70 a 90 km/h entre o Meio-Oeste e o Litoral, mas nas áreas serranas próximas à costa podem chegar ou ultrapassar os 100 km/h.
O risco aumenta especialmente no centro e leste de SC, sendo alto a muito alto para danos estruturais, destelhamentos, queda de galhos e interrupções de energia.
A chuva perde força, mas ainda ocorre de forma isolada, principalmente no Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, onde há risco baixo a moderado de alagamentos.
O mar passa a ficar agitado no Litoral Sul, especialmente no fim da tarde. As temperaturas seguem elevadas no Litoral, perto dos 30°C.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO



