Geral Compartilhar
TEM EXPLICAÇÃO

Água com odor e gosto estranho em Joinville? Saiba o motivo e se há riscos

A água permanece liberada para o consumo

• Atualizado

Redação

Por Redação

Moradores de Joinville, no Norte de Santa Catarina, identificaram odor e gosto estranho na água distribuída na cidade. A Companhia Águas de Joinville explicou que isso ocorre por um processo natural e envolve microrganismos que são encontrados normalmente no rio.

Apesar das mudanças no sabor e odor da água, a água permanece potável para a população e liberada para o consumo, sem riscos para a saúde.

Qual a causa?

Segundo o engenheiro sanitarista e ambiental, Lucas Emanuel Martins, gerente de Água da Companhia, os efeitos que os moradores estão percebendo tem origem natural.

“Esse gosto e odor são gerados por substâncias naturais, produzidas por microrganismos que vivem no manancial. Em algumas épocas do ano, esses microorganismos acabam se desenvolvendo de forma mais acentuada. Eles são compostos naturais que não geram nenhum risco à saúde, embora, mesmo em concentrações muito pequenas, já sejam perceptíveis para o sensorial humano”, diz.

Além disso, o engenheiro esclarece que as percepções dos moradores não estão relacionadas às obras de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão.

“Estas melhorias são na estrutura de bombeamento da estação. Além disso, essas substâncias foram encontradas no manancial, indicando que vêm anterior à própria estação de tratamento de água”, conclui Lucas.

Confira algumas dúvidas comuns sobre esta situação

Há risco para a saúde?

A percepção de gosto e odor de terra na água é consequência de um fenômeno natural e não apresenta nenhum risco para a saúde. Essa situação pode acontecer em algumas semanas do ano, especialmente em períodos com muitos dias seguidos de sol, sem chuva, quando há maior presença de compostos naturais, ou seja, substâncias produzidas por micro-organismos que vivem nos mananciais. Em agosto e setembro de 2020, além de março de 2023, situações parecidas aconteceram em Joinville.

Como a água é analisada?

Mais de 160 parâmetros são analisados no sistema de abastecimento e há uma série de controles de qualidade nas etapas do processo de tratamento e de distribuição de água. Na rede de distribuição, essas análises são feitas em 262 pontos em todos os bairros da cidade. Esse conjunto de processos atesta a qualidade da água distribuída.

Os testes seguem os padrões definidos Ministério da Saúde, com análises laboratoriais que ocorrem com uma frequência maior do que a exigida. Diante da situação atual, a companhia afirma que ampliou o número de análises de água do manancial.

Quais bairros estão sendo impactados?

Diferentes bairros da cidade estão sendo afetados pelo cheiro e gosto de terra na água. 78% da cidade é abastecida pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão, localizada em uma região na qual a água tem menos correnteza e o manancial está mais propício a este tipo de situação.

Já no Piraí, por ter características diferentes, como estar localizado no alto da serra e com o rio com mais correnteza, essa formação de compostos naturais não ocorre.

Quando a situação vai ser normalizada?

Conforme a companhia, não é possível determinar um prazo para a situação normalizar, pois o fenômeno ocorre de forma natural e depende de fatores como condições de luminosidade e do volume de chuvas na região do manancial.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.