“Agravamento repentino”: Vaticano divulga novo boletim de Papa Francisco
Segundo a Santa Sé, o pontífice sofreu um ataque isolado de broncoespasmo.
• Atualizado
O Vaticano divulgou nesta sexta-feira (28) um novo boletim médico sobre o estado de saúde do Papa Francisco. Segundo a Santa Sé, o pontífice sofreu um ataque isolado de broncoespasmo, que levou a um episódio de vômito por inalação e a um agravamento repentino de seu quadro respiratório.
Diante da situação, Francisco foi prontamente submetido a uma broncoaspiração e iniciou ventilação mecânica não invasiva, apresentando uma boa resposta nas trocas gasosas. Apesar da melhora, seu prognóstico segue reservado.
Mais cedo, o Vaticano havia informado que o papa teve uma noite tranquila e permanece em repouso. Na manhã desta sexta-feira, ele recebeu a Eucaristia.
Internado no Hospital Policlínico Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, o pontífice continua recebendo oxigênio. De acordo com o boletim da noite de quinta-feira (27), devido à complexidade do quadro clínico, ainda são necessários mais dias de estabilidade para uma avaliação mais precisa do prognóstico.
A audiência do Jubileu, neste sábado (1º), foi cancelada. Na semana passada, o pontífice chegou a ter crises respiratórias durante a internação e precisou receber oxigênio extra.
O que é prognóstico reservado?
Segundo o Ministério da Saúde, o prognóstico é a previsão de como uma doença pode evoluir após o diagnóstico. Já o termo “prognóstico reservado” indica que o estado de saúde do paciente é grave e exige cuidados intensivos e especiais. No entanto, a evolução do quadro ainda é incerta.
Confira a atualização:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO