Última rodada do brasileirão decide Libertadores, Sul-Americana e rebaixamento
Este é um dos campeonatos mais disputados da década
• Atualizado
A última rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2025 já começou e promete fortes emoções. Enquanto o Flamengo já levantou a taça com antecedência, a 38ª rodada coloca foco total na corrida por vagas na Libertadores, na Sul-Americana e na luta dramática para fugir do rebaixamento. É tudo ou nada e cada gol pode mudar o destino de vários clubes.
Corrida pela Libertadores
Com Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro e Mirassol já garantidos com vaga direta para a Libertadores, a disputa agora envolve Fluminense, Botafogo, São Paulo e Bragantino para ver quem fica com a pré-libertadores.
O Fluminense precisa apenas vencer o Bahia, no Maracanã, para confirmar presença na fase preliminar da Libertadores. Se empatar, depende de tropeço do Botafogo.
Já o Botafogo é o único entre os candidatos que não depende só de si. Precisa vencer o Fortaleza e torcer por um tropeço tricolor no Rio.
Os paulistas São Paulo e Red Bull Bragantino podem herdar vagas na pré-Libertadores caso o número de classificados aumente por definição de campeões de Copa do Brasil. Porém, para terem chances, precisam vencer e torcer por resultados paralelos.
Sul-Americana
A briga pela Sul-Americana também está quente. Corinthians e Grêmio chegam à rodada final entre os mais cotados a carimbar vaga.
Logo atrás, Atlético-MG, Vasco, Bahia e Ceará entram na rodada com chances, mas dependem de combinações de resultados. O recorte entre 9º e 14º colocado deve definir praticamente todo o bloco de classificados para a Sula.
Drama na parte de baixo, cinco clubes fogem da queda
A zona do rebaixamento promete ser o capítulo mais dramático da rodada. Sport e Juventude já estão matematicamente rebaixados. As outras duas vagas, porém, ainda podem ficar com Santos, Ceará, Fortaleza, Vitória e Internacional. Dois destes cinco times, irão jogar a série B em 2026.
O Santos precisa de uma vitória diante do Cruzeiro, caso empate, vai depender do saldo de gols.
Os rivais Ceará e Fortaleza, se vencerem, permanecem na elite sem depender de ninguém. Em caso de empate ou derrota pode complicar muito, a depender do desempenho dos rivais diretos.
Vitória, da Bahia, precisa vencer e ainda torcer por tropeços de pelo menos dois concorrentes.
Já o Internacional está com situação mais delicada, mesmo vencendo, depende de combinação de resultados e recuperação no saldo de gols para escapar.
Será uma tarde de calculadoras na mão, tensão nas arquibancadas e muita mudança de posição ao longo da rodada.
Com todos os jogos sendo disputados simultaneamente, a última rodada promete drama, festa e lágrimas. O Brasileirão 2025 chega ao final como um dos mais equilibrados da década e a sensação é de que nada está decidido até o último apito.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO