Torneio em SC vai reunir um dos maiores line-ups mundiais de beach tennis da história
Será realizado de 16 a 20 de fevereiro no Balneário Rincão
• Atualizado
Com ingressos gratuitos e maior evento oficial da modalidade realizado no Brasil até o momento na temporada, o Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed terá a presença dos atletas número 1 do ranking internacional ITF masculino e feminino
Além de sediar uma competição internacional inédita, Santa Catarina vai reunir um dos maiores line-ups mundiais de atletas do beach tennis da história, incluindo os tenistas número 1 da modalidade no ranking internacional masculino e feminino. Com ingressos gratuitos, o Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed, que será realizado de 16 a 20 de fevereiro no Balneário Rincão, no Sul do Estado, contará com 31 atletas posicionados entre os Top 20 internacionais no ranking masculino e feminino.
O grande número de estrelas internacionais inscritas para o torneio surpreendeu até a organização do evento.
“Desde o início das inscrições, pelo gabarito dos atletas que confirmavam a sua participação, já sabíamos que seria o maior evento de Beach Tennis realizado no Brasil até o momento. No entanto, a expectativa foi superada e contaremos com um número ainda maior de participantes dentre os mais bem ranqueados no mundo”, destaca o presidente da Federação Catarinense de Tênis (FCT), realizadora da competição, Alexandre Farias.
O Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed é um evento oficial da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da International Tennis Federation (ITF). No masculino, terá a presença, por exemplo, do número 1 do mundo e do número 1 do Brasil. O italiano Michele Cappelletti, primeiro do ranking ITF, fará dupla com o espanhol Antonio Miguel Ramos Viera, quarto colocado no mundo. Jogando juntos, os atletas já conquistaram sete títulos no circuito mundial, sendo quatro deles em 2021. Entre as principais premiações, Cappelletti soma quatro títulos do Circuito Mundial e Ramos outros dois.
“É um torneio muito importante, em um local novo – o que sempre nos rende uma boa expectativa. Queremos que tenha um público com uma excelente energia! Vou dar o meu máximo para buscar o título do torneio”, destacou o italiano líder do ranking internacional de beach tennis.
O catarinense André Baran, de Brusque, número 1 do Brasil e número 8 do ranking ITF, será outro destaque na competição e fará dupla com o francês Theo Irigaray, top 7 mundial.
“É um torneio muito importante para todos os atletas, com pontuação alta. Não é à toa que a maioria dos grandes jogadores internacionais irá participar. Estamos na expectativa de ter um grande resultado e brigar pelo título. Eu e meu parceiro jogamos três torneios neste ano e chegamos em duas finais, campeões de uma e vices de outra. Estamos muito motivados e preparados. Eu, em especial, por jogar em casa. Sinto um orgulho enorme por representar o nosso país em casa”, ressaltou Baran.
Já as duplas femininas contarão também com a participação da número 1 no ranking ITF, a italiana Giulia Gasparri, que fará duplas com a também italiana Ninny Valentini (com posição mundial número 7). A Top 2 do ranking ITF é a brasileira Rafaela Miiller, que também está confirmada no Mundial Rincão, jogando em dupla com a venezuelana Patricia Diaz, número 5 no ranking internacional. Rafaela é natural do Paraná, mas adotou Balneário Camboriú como residência.
A competição é de nível BT 400, com premiação de 35 mil dólares e chancela da Federação Internacional de Tênis (ITF). Além de uma estrutura técnica de padrão internacional, serão montadas 11 quadras de jogos, e a quadra central com uma estrutura completa para receber atletas vindos de mais de 14 países e de 15 estados brasileiros.
“O campeonato levará o nome de nossa cidade para todo Brasil e Mundo. Aqui estarão os melhores na modalidade. Um evento desse porte mostra que estamos no caminho certo do desenvolvimento turístico. Nossa cidade tem capacidade e potencial para receber grandes eventos e isso movimentará nosso comércio local. Comércio forte, cidade desenvolvida”, considera o prefeito de Balneário Rincão, Jairo Custódio.
O deputado federal Daniel Freitas, que viabilizou os recursos para a realização das etapas, destaca também a importância destes eventos para o Estado e para a região.
“O esporte tem sido uma das minhas grandes bandeiras durante o mandato, não apenas pela promoção de saúde e de integração que ele gera, mas também por toda a movimentação econômica que eventos desta magnitude trazem para os municípios. São centenas de empregos gerados, economia girando através do setor de turismo, gastronomia e hospedagem, além da visibilidade mundial que gera para Santa Catarina. A exemplo do STU Nacional, realizado em Criciúma, o Balneário Rincão também entra para a rota odos maiores eventos mundiais esportivos”, destaca o deputado, que também indicou os investimentos para a construção do Skate Park Criciúma e realização do evento.
O Mundial de Beach Tennis do Balneário Rincão é apresentado pela Unimed, com o Patrocínio Master da SAMAE, o Patrocínio do BRB e da Sandever Decatlhon, o Apoio Master é da Prefeitura de Balneário Rincão, com o Apoio da UNESC, Kolina Volkswagen, Clinimagem, Cristalcopos, Unifique, Osteoclínica, Clínica Trenare, Pro Alto Fitwear, Nitrix, Novotel e Hotel IBIS. Com realização da FCT – Federação Catarinense de Tênis, é um evento oficial da CBT – Confederação Brasileira de Tênis e da ITF – International Tennis Federation.
Ingressos para o torneio são gratuitos
O torneio em Balneário Rincão terá ingressos gratuitos, que estarão disponíveis ao público mediante um cadastro no site Ingresso Nacional.
Os destaques da competição no ranking internacional:
Duplas femininas:
Giulia Gasparri, Itália, número 1 do ranking ITF, em dupla com a italiana Ninny Valentini (n° 7 ITF)
Rafaella Miiller, brasileira, número 2 do ranking ITF, em dupla com a venezuelana Patrícia Diaz (n° 5 ITF)
Nicole Nobile, italiana, número 4 do ranking ITF, em dupla com a também italiana Flaminia Daina (n° 6 ITF)
Marcela Vita, brasileira, número 8 do ranking ITF, em dupla com a também brasileira Vitoria Marchezini (n° 11 ITF)
Duplas masculinas:
Michele Cappelletti, italiano, número 1 do ranking ITF, em dupla com o espanhol Antonio Miguel Ramos Vieira (n° 4 ITF)
Nikita Burmakin, russo, número 3 do ranking ITF, em dupla com o italiano Tommaso Giovannini (n° 5 ITF)
Mattia Spoto, italiano, número 6 do ranking ITF, em dupla com o francês Nicolas Gianotti (n° 12 ITF)
Theo Irigaray, francês, número 7 do ranking ITF, em dupla com o brasileiro André Baran (n° 8 ITF)
Vinicius Font – Brasil – número 9 do ranking ITF, em dupla com o brasileiro Hugo Paronetto Russo (48 ITF)
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO