Esporte Compartilhar
"QUE FASE"

Torcedores do Figueirense devem ficar fora das partidas? Entenda.

A recomendação é de que, por seis meses, torcedores do Figueirense sejam afastados de eventos esportivos em estádios.

• Atualizado

Sofia Gonzalez

Por Sofia Gonzalez

Reprodução/ Redes Sociais
Reprodução/ Redes Sociais

A proibição de torcedores do Figueirense identificados em conflitos recentes de participar de eventos esportivos em estádios foi recomendada pelo Ministério Público de Santa Catarina à Federação Catarinense de Futebol (FCF).

O que aconteceu:

Em 2 de junho, o clube Caxias, localizado no Rio Grande do Sul, recebeu em seu estádio o time do Figueirense para uma partida de futebol do Campeonato Brasileiro. Nessa ocasião, a torcida do time catarinense, Gaviões Alvinegros, cometeu um ato de violência e também desrespeito contra o estado vizinho, inclusive com gestos remetendo a afogamentos, conduta que desencadeou o confronto entre torcedores dos dois cubes.

Isso porque naquele momento o Rio Grande do Sul reunia forças para se reerguer após a maior tragédia natural já vivida pelo estado em decorrência de um volume extremamente acima da média de chuvas. Mais de 140 mortos, milhões de atingidos e cidades inteiras devastadas.

Como alguns torcedores envolvidos no conflito utilizavam agasalhos da torcida organizada, o Ministério Público recomendou à Federação Catarinense de Futebol que mantenha afastados dos estádios 21 torcedores da torcida organizada Gaviões Alvinegros identificados pelo 4º Batalhão de Choque de Caxias do Sul pelo período de 6 meses.

Com o acolhimento da recomendação pela FCF, a decisão deverá ser comunicada aos clubes de futebol, aos torcedores e ao Comando da Polícia Militar de Santa Catarina. 

Vale destacar que a Gaviões Alvinegros já estava impedida de frequentar estádios de futebol, portando vestimentas e adereços característicos, por conta de atitudes violentas anteriores. 

Torcedores da Chapecoense também são responsabilizados

O Ministério Público também decidiu sobre a responsabilização de torcedores da Chapecoense em conjunto com a Federação Catarinense de Futebol e com a Polícia Militar de Santa Catarina.

A decisão veio em decorrência de atos violentos e desrespeitosos cometidos no dia 10 de fevereiro de 2024, no jogo entre Chapecoense e Joinville pelo Campeonato Catarinense, onde integrantes da Torcida Jovem do clube do Oeste do estado romperam o isolamento da área de acesso aos jogadores, iniciando um confronto com a Polícia Militar. No dia 23 de junho, durante uma partida entre Chapecoense e Paysandu, componentes da mesma torcida entraram em confronto violento com integrantes da torcida organizada Barra da Chape. 

Cinco integrantes das duas torcidas estão proibidos de participar de eventos esportivos em estádios de futebol por três meses a partir do dia 1º de setembro. A medida vale para todos os estádios dentro do território nacional.

Nós entramos em contato com o Figueirense, mas o clube disse que não vai se posicionar sobre o assunto, já que estão focados no jogo decisivo do fim de semana. Também entramos em contato com a Federação Catarinense de Esporte, mas até o momento não tivemos retorno.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.