Esporte Compartilhar
Em SC

Relembre a passagem de Pelé por Joinville, antes de se tornar o ‘Rei do Futebol’

Pelé esteve em Santa Catarina e chegou a jogar contra times catarinenses. Na época, o rei estava no início da carreira, aos 17 anos.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Pelé, na Suécia, em 1958, durante o Mundial de Seleções do país. | Foto: Rede sociais / @pele / Instagram
Pelé, na Suécia, em 1958, durante o Mundial de Seleções do país. | Foto: Rede sociais / @pele / Instagram

O time catarinense Joinville Esporte Clube (JEC) relembrou a passagem de Pelé pela cidade de Joinville, em 1957. Segundo o JEC, como atleta, o rei teve uma única passagem pela cidade, para participar de dois amistosos. O primeiro jogo ocorreu em 17 de fevereiro de 1957, um domingo, quando atleta tinha 17 anos e jogava pelo Santos. O time paulista disputou contra o América Futebol Clube, uma das equipes fundadoras do Joinville.

O time relembra que a partida teve gols de Zinho (por duas vezes), Dorval (também por duas vezes) e Jair, fazendo o Santos vencer o time catarinense de 5 a 0. A partida aconteceu no antigo estádio americano.

O JEC lembra que, após o jogo, o presidente da Liga Joinvillense de Futebol e futuro presidente da Federação Catarinense de Futebol, José Elias Giuliari, conseguiu estender a permanência dos santistas na cidade para a realização de mais um amistoso, desta vez envolvendo a Seleção da Liga. O jogo ocorreu dois dias depois, em 19 de fevereiro, no estádio Ernesto Schlemm Sobrinho, o Ernestão.

Comandado pelo técnico caxiense Hélio Pimentel, o local contou apenas com jogadores do América e do Caxias, outro clube fundador do JEC. A partida foi mais equilibrada, fechando com uma vitória do Santos por 3 a 1.

O clube lembra que Pelé e outros atletas do Santos, teriam sido oferecidos para o América, em troca de um grande ídolo do time catarinense, a história é uma lenda: “Na época surgiu uma lenda a respeito de uma possível troca do promissor garoto e de outros atletas santistas por Euclides, ídolo americano, fato que nunca foi confirmado. Mas que caiu na cultura popular de antanho. Reza a lenda que os dirigentes americanos teriam rejeitado a proposta por entender que seria pouco trocar o grande craque do time por um punhado de jogadores santistas, entre eles Pelé”.

com informações de JEC

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.