Real Madrid elimina o Chelsea na Champions com gol salvador de Benzema
Time espanhol passa sufoco no Santiago Bernabéu, mas consegue avançar á semifinal pelo placar agregado
• Atualizado
O Real Madrid está classificado para a semifinal da Champions League. E foi de forma bastante emocionante. Nesta terça-feira (12), no Santiago Bernabéu, o time merengue precisou da prorrogação para passar do Chelsea, em um jogaço que terminou com placar por 3 a 2 para a equipe inglesa. O tento que confirmou mais um passo do time de Ancelotti na Liga dos Campeões foi anotado por Karim Benzema.
A partida contou com uma atuação marcante do Chelsea, que chegou a abrir 3 a 0 no placar, com tentos de Mount, Rüdiger e Timo Werner. O Real Madrid conseguiu tirar a vaga das mãos do clube inglês com o brasileiro Rodrygo, que precisou de poucos minutos em campo para marcar o primeiro gol madrilenho. Na prorrogação, os espanhóis carimbaram a classificação em novo tento de Benzema, autor de quatro bolas na rede neste duelo eliminatório.
Agora, o maior campeão da história da competição europeia aguarda pelo vencedor do confronto entre Manchester City e Atlético de Madrid. As equipes de Pep Guardiola e Diego Simeone vão se enfrentar nesta quarta (13) no Wanda Metropolitano – os Cityzens venceram a ida por 1 a 0. Atual campeão, o Chelsea está eliminado da Champions League.
O jogo
Em desvantagem na eliminatória, o Chelsea foi para o duelo decisivo com diversas mudanças, tanto na escalação quanto na formação tática. A alteração estratética de Thomas Tuchel surtiu efeito cedo na partida, sem que o Real Madrid administrasse a vantagem de dois gols por muito tempo. Aos 14 minutos, uma troca de passe dos Blues sobrou para Mount, que invadiu a área e bateu firme no canto de Courtois.
Com o gol, os Blues empurraram a equipe de Carlo Ancelotti ainda mais para o campo de defesa. O Real aproveitou este cenário para tentar alguns contragolpes, sempre com Benzema e Vinícius Júnior buscando espaços nas costas da defesa inglesa. Aos 22, uma dessas escapadas resultou em finalização perigosa do camisa 9 francês – a bola foi desviada por Thiago Silva.
O Chelsea voltou a dominar as ações do jogo nos últimos minutos da primeira etapa. Fechado, o time merengue apenas esperava pelas tentativas dos visitantes. A primeira etapa terminou com pressão dos Blues, mas o Real Madrid foi para o vestiário com classificação em mãos.
A vantagem espanhola, no entanto, foi para o espaço logo nos primeiros instantes do segundo tempo. Aos quatro minutos, Reece James chutou com muito perigo da entrada da área e a bola foi desviada. Na cobrança de escanteio, Mount encontrou Rüdiger sozinho na área, na cabeça do alemão, que não deu chance para Courtois. O placar agregado ficou empatado.
O segundo tento dos visitantes abriu o duelo no Santiago Bernabéu. Aos 10 minutos, Kroos cobrou falta e exigiu uma grande defesa de Mendy. Minutos depois, foi a vez da equipe inglesa chegar com perigo em chute de Havertz, que saiu pelo lado da meta defendida por Courtois. Sem deixar o Real Madrid respirar, o time de Thomas Tuchel conseguiu balançar a rede com Marcos Alonso. O gol que poderia dar a vaga aos Blues, porém, foi anulado corretamente com revisão do VAR – o espanhol conseguiu dominar a bola com um toque na mão.
Pouco depois, os merengues responderam com uma cabeçada de Benzema no travessão. Instável após sofrer o segundo gol, o time de Carlo Ancelotti conseguiu se reencontrar no duelo depois desta oportunidade. O experiente técnico italiano promoveu ainda a primeira mexida aos 27: Camavinga entrou no lugar de Kroos. No entanto, quem conseguiu balançar a rede foi o Chelsea. Timo Werner foi lançado pela esquerda, deixou a defesa espanhola no chão e anotou o terceiro.
Com a vaga escorrendo pelos dedos, Ancelotti optou por novas mudanças, com Rodrygo e Marcelo nos lugares de Mendy e Casemiro. A opção do técnico não poderia dar tão certo. Dois minutos depois, Modric deu um belo lançamento para Rodrygo, que completou para as redes de primeira, deixando Mendy paralisado debaixo das traves. O empate no agregado fez com que Thomas Tuchel mudasse o time: Timo Werner deu lugar para Pulisic. O norte-americano teve duas chances, mas não conseguiu mudar o placar. O duelo não foi encerrado no apito final da segunda etapa.
Na prorrogação, o Real Madrid conseguiu se aproximar logo aos quatro minutos. Vinícius Júnior partiu para cima da defessa inglesa e cruzou na cabeça de Benzema, que finalizou como manda o figurino, para baixo, sem chance para o senegalês Mendy. Ainda houve tempo para o Chelsea tentar uma nova reviravolta, mas o goleiro Courtois segurou as investidas do time inglês, além de uma bola desperdiçada por Jorginho. O Real Madrid está na semifinal da Champions League.
REAL MADRID 2 X 3 CHELSEA
Local: Santiago Bernabéu, Madri – Espanha
Data: 12/04/2022.
Árbitro: Szymon Marciniak (POL)
Assistentes: Pawel Sokolnicki (POL) e Tomasz Listkiewicz (POL)
VAR: Tomasz Kwiatkowski (POL)
Cartões amarelos: Benzema, Valverde, Camavinga e Carvajal; Reece James, Ziyech e Thomas Tuchel.
Gols: Mount, aos 14 minutos do primeiro tempo; Rüdiger, aos quatro minutos do segundo tempo; Timo Werner, aos 30 do segundo tempo; Rodrygo, aos 34 do segundo tempo; Benzema, aos cinco minutos da prorrogação.
REAL MADRID: Courtois; Carvajal, Nacho Alaba e Mendy (Marcelo); Casemiro (Rodrygo), Kroos (Camavinga) e Modric; Valverde, Benzema e Vinícius Júnior (Ceballos). Técnico: Carlo Ancelotti.
CHELSEA: Mendy; Reece James, Thiago Silva, Rüdiger e Marcos Alonso; Kanté (Ziyech), Loftus-Cheek (Jorginho) e Kovacic (Saúl); Mount, Timo Werner (Pulisic) e Havertz. Técnico: Thomas Tuchel.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO