Vitória do Criciúma, adeus do Brusque à Série B, empate no Clássico da Capital e título do Joinville no futsal
Criciúma volta a vencer e se mantém no G-4 da Série B, Brusque é eliminado na Série C, Avaí e Figueirense empatam na Copa Santa Catarina e Joinville conquista a Copa Sul de Futsal
• Atualizado
As Rapidinhas do Esporte desta segunda-feira (13) repercutem a vitória do Criciúma, que encerrou um jejum de três jogos sem vencer na Série B. Além da definição do Grupo A da Copa Santa Catarina com empate entre Avaí e Figueirense, e a eliminação do Brusque, que perdeu para o Náutico e ficou fora da Série B de 2026. No futsal, o Joinville conquistou um título inédito: a Copa Sul.
Criciúma volta a vencer e se mantém no G-4 da Série B
Pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, apenas o Criciúma representou Santa Catarina em campo e fez bonito. Depois de três partidas sem vitória, o Tigre derrotou o América-MG por 2×1, no Heriberto Hülse, e se manteve firme no G-4.
No primeiro tempo, o Criciúma dominou as ações, mas parou nas boas defesas do goleiro Gustavo, ex-carvoeiro. No segundo tempo, o time da casa abriu o placar com o zagueiro Jonathan, de cabeça, após escanteio cobrado por Jonathan Robert. O América empatou com Ricardo Silva, mas a resposta foi imediata: João Carlos fez bela jogada pela direita e serviu Diego Gonçalves, que garantiu a vitória diante de 10.494 torcedores no Majestoso.
Placar final: Criciúma 2 x 1 América-MG.
Brusque perde nos Aflitos e dá adeus ao acesso
Na Série C, o Brusque lutou até o fim, mas acabou derrotado pelo Náutico por 2 a 1, nos Aflitos, e ficou fora da Série B de 2026.
O goleiro Matheus Nogueira foi destaque no primeiro tempo, com grandes defesas. Mesmo assim, o Timbu abriu o placar com Hélio Borges, após rebote. O Quadricolor empatou no segundo tempo, com gol contra de Matheus Silva, e por alguns minutos esteve garantido no acesso, já que o Guarani perdia o dérbi para a Ponte Preta.
Mas aos 38 minutos, o zagueiro Roberto, ex-Avaí, cometeu pênalti infantil. Paulo Sérgio converteu e selou o destino: o Náutico sobe, e o Brusque permanece na Série C, ao lado de Figueirense e Barra.
Clássico na Capital termina empatado e define o Grupo A da Copa Santa Catarina
No último Clássico da Capital de 2025, Avaí e Figueirense empataram por 1×1 na Ressacada, pela rodada final da fase de grupos da Copa Santa Catarina.
Com 2.616 torcedores presentes, o primeiro tempo foi morno, com leve domínio do Figueira. O Leão abriu o placar na segunda etapa com Rigley, em cobrança de pênalti com paradinha. O Alvinegro, comandado pelo estreante Waguinho Dias, empatou com Marlyson, artilheiro da competição com oito gols.
Com o resultado, o Avaí se despede da Copa Santa Catarina e volta o foco à Série B. O Figueirense avança e aguarda a definição do adversário da semifinal, que sairá entre Chapecoense e Brusque. O jogo de volta será no Estádio Orlando Scarpelli.
Joinville vence o Jaraguá e conquista a Copa Sul de Futsal
O Joinville é campeão da Copa Sul de Futsal. Em jogo emocionante realizado em Itaipulândia (PR), o JEC venceu o Jaraguá por 3 a 2, com gol decisivo de Neto nos segundos finais.
O Jaraguá chegou a liderar duas vezes, com gols de Eka Marques e Bruninho, mas o Joinville buscou o empate com Xuxa e Dieguinho. Faltando 13 segundos, um pênalti cometido pelo aurinegro decidiu o duelo, Neto cobrou, o goleiro Nicolas defendeu, mas a arbitragem mandou repetir. Na segunda tentativa, o camisa 23 marcou e garantiu o título.
O Joinville agora volta as atenções à Liga Nacional de Futsal, onde enfrentará o Vélez Camaquã na quarta-feira (20h), fora de casa. O Jaraguá joga contra o Minas, em Belo Horizonte, na quinta-feira (mesmo horário)
Leia Mais
*Sob supervisão do editor Pedro Corrêa
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO