Flamengo celebra tetra com tumulto; Brasileirão, Jasc e Frente Parlamentar agitam o esporte
Tudo sobre a conquista do Flamengo, Série A, título inédito de Chapecó nos Jasc e criação da Frente Parlamentar
• Atualizado
A festa do Flamengo pelo tetracampeonato da Libertadores terminou em confusão no Centro do Rio, enquanto a 36ª rodada do Brasileirão manteve a disputa aberta na parte de cima e embolou a briga contra o rebaixamento. Em Santa Catarina, Chapecó conquistou seu primeiro título geral dos JASC, e a Assembleia Legislativa lançou a Frente Parlamentar do Futebol Catarinense para fortalecer a modalidade no Estado.
Os jogadores do Flamengo e milhares de torcedores fizeram festa no Centro do Rio de Janeiro neste domingo (30) para celebrar o tetracampeonato da Libertadores. Porém, no fim da comemoração, houve um princípio de confusão e a Polícia Militar utilizou bombas e gás lacrimogêneo para dispersar a multidão. Alguns torcedores reagiram atirando pedras.
Durante o evento, outro episódio chamou atenção: uma fumaça saiu do trio elétrico que levava os atletas rubro-negros. O incidente foi causado por um curto-circuito, rapidamente contido, sem risco de incêndio. Além disso, a taça exposta pelos jogadores apareceu com um remendo improvisado de fita adesiva após ser danificada durante a celebração.
Trajeto Rubro-Negro
Após atraso no voo, a delegação desembarcou no Rio, e, depois de mais de duas horas de espera, os torcedores finalmente acompanharam o elenco no trio elétrico. A festa começou às 13h10 na Rua Primeiro de Março e seguiu por cerca de 850 metros até a Avenida Presidente Antônio Carlos.
Antes do início da comemoração, o secretário de Ordem Pública, Marcus Belchior, pediu que torcedores descessem das marquises dos prédios para evitar acidentes. O prefeito Eduardo Paes reforçou o alerta nas redes sociais. “Queridos flamenguistas, saiam de cima das marquises e outras estruturas que não suportam esse peso. Celebrem com responsabilidade!”, postou.
Brasileirão: gols, reviravoltas e mudanças na parte de baixo da tabela
No encerramento da 36ª rodada, Corinthians e Botafogo empataram por 2×2 na Neo Química Arena. Raniele abriu o placar para o Timão; Cuiabano empatou e, depois, Jordan Barrera virou para o Fogão com um belo voleio. Jogando em casa, o Corinthians pressionou e chegou ao empate com Gustavo Henrique.
Na parte de cima da tabela, tudo permanece igual: Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro e Mirassol seguem no topo. O Flamengo volta a campo na quarta-feira, no Maracanã, contra o Ceará, precisando apenas de um empate para garantir também o título brasileiro.
A parte de baixo teve mudanças importantes. O Internacional foi goleado por 5 a 1 pelo Vasco em São Januário, caiu para o Z-4 e demitiu o técnico Emiliano Díaz. Para as duas últimas rodadas, o Colorado anunciou Abel Braga. Outro time que ainda sonha em escapar é o Fortaleza, com 40 pontos.
Confira a tabela de classificação:

A penúltima rodada continua nesta terça-feira (1º) :

Chapecó conquista os JASC pela primeira vez
Os Jogos Abertos de Santa Catarina terminaram neste domingo (30) em Chapecó, que, pela primeira vez, conquistou o título geral da competição somando 191 pontos. Blumenau ficou em segundo, com 169, e Florianópolis em terceiro, com 155.
O título foi assegurado na manhã do último dia de competição, com ouro no tênis de mesa masculino, prata no taekwondo feminino e bronzes na bocha feminina e no taekwondo masculino. A 64ª edição reuniu 147 municípios e 29 modalidades.
Assembleia cria Frente Parlamentar do Futebol Catarinense
Nesta segunda-feira (1º), a Assembleia Legislativa instalou a Frente Parlamentar do Futebol Catarinense, proposta pelo deputado Mário Motta (PSD). O grupo reúne dirigentes, ex-atletas, jornalistas, Udesc, UFSC, OAB e representantes de clubes.
A Frente tem como missão fortalecer institucionalmente os clubes e promover políticas públicas para o desenvolvimento do futebol no Estado. Mário Motta destacou que o futebol catarinense movimenta mais de 10 mil empregos e necessita maior engajamento do setor empresarial.
Dirigentes como Luiz Henrique Martins Ribeiro (Associação de Clubes) e o Rodrigo Capela (FCF) reforçaram a importância da profissionalização, apoio às categorias de base e ao futebol feminino.
A Frente Parlamentar é composta pelos deputados: Mário Motta, Fernando Krelling, Marcius Machado, Marcos Vieira, Maurício Eskudlark, Nilso Berlanda, Rodrigo Minotto, Sargento Lima, Camilo Martins, Lucas Neves e Emerson Stein.
Leia Mais
*Sob supervisão do editor Pedro Corrêa
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO