Domingo de decisão na Copa SC e rodada decisiva na Série B
Clássico marca reencontro após dez anos; Série B pega fogo com Avaí, Chape e Criciúma na briga pelo acesso, e futsal tem Chapecó em semifinal nacional.
• Atualizado
A decisão da Copa Santa Catarina começa neste domingo (16) com o clássico entre Joinville e Figueirense, enquanto a Série B entra na reta final com Chapecoense e Criciúma na briga pelo acesso. No futsal, o verdão das quadras disputa vaga na semifinal nacional diante da torcida, e a Seleção Brasileira encerra em Londres a preparação para o amistoso contra Senegal, de olho na Copa do Mundo de 2026.
Joinville x Figueirense: decisão da Copa SC
No domingo (16), a bola rola para o primeiro jogo da decisão da Copa Santa Catarina. Joinville e Figueirense se enfrentam na grande final. Dez anos depois, os rivais voltam a decidir um título.
No histórico do confronto, o Tricolor leva vantagem. Em 212 partidas, são 79 vitórias do Joinville, 76 empates e 57 triunfos do Figueirense. Ao todo, o JEC marcou 248 gols contra 222 do Alvinegro.
Mas o jejum tricolor já dura três anos, são seis jogos sem vitória sobre o Furacão. A última foi em 2022, pela Copa Santa Catarina um 4 x 1 em plena Capital.
A bola rola domingo, às quatro da tarde, na Arena Joinville, no primeiro capítulo da final entre JEC e Figueira.
Série B na reta final
A Série B está na reta final faltam apenas duas partidas para o término da competição. São os últimos pontos em disputa. O Avaí recebe o Remo na Ressacada neste sábado, às quatro e meia da tarde. Jogo decisivo para Tigre e Chape, que brigam com a equipe paraense por uma vaga no G-4.
Chapecoense tem desfalques importantes
Fora de casa, a Chapecoense enfrenta o Volta Redonda neste sábado, às 16h30, no estádio Raulino de Oliveira. Para o confronto, o técnico Gilmar Dal Pozzo terá desfalques importantes. O meia Giovanni Augusto segue se recuperando de lesão muscular na coxa direita e é dúvida. A mesma situação vive o zagueiro João Paulo, com lesão na coxa esquerda. Ambos já ficaram fora da última rodada.
O atacante Neto Pessoa recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática. Com isso, Perotti será o titular no comando do ataque. Na quarta colocação, a Chape soma 58 pontos e depende apenas de si para voltar à elite. Segundo os matemáticos da UFMG, as chances de acesso são de 60,3%.
Criciúma segue na luta pelo g-4
No domingo, é a vez do Criciúma entrar em campo. O Tigre recebe o Botafogo-SP e precisa dos três pontos para poder voltar ao G-4. O time é o quinto colocado, com 58 pontos, a mesma pontuação da Chape. Com a vitória sobre o Atlético-GO na última rodada, as chances de acesso saltaram de 27,2% para 49,6%, segundo a UFMG.
Com duas rodadas restantes, seis pontos estão em disputa. Se vencer os dois jogos, o Tigre pode garantir o retorno à Série A, mas depende de tropeços de Athletico-PR, Remo ou Chapecoense.
Com uma vitória e um empate, ainda há possibilidade, dependendo dos resultados de Goiás e concorrentes diretos. Com apenas uma vitória, o acesso fica muito difícil.
Futsal: Chape decide vaga em casa
Nesta sexta-feira (14), às 20h30, a equipe da Chape Futsal recebe o Atlético Piauiense no ginásio do SESC. O time aposta no apoio da torcida para reverter o placar do jogo de ida, quando perdeu por 6 a 2 em Teresina.
Para manter vivo o sonho da classificação, a Chape precisa vencer no tempo normal por qualquer placar, no futsal, não conta saldo de gols. Se vencer, leva a decisão para a prorrogação. Persistindo o empate no tempo extra, a vaga será decidida nos pênaltis. O Atlético joga pelo empate no tempo regulamentar.
O verdão das quadras é o único representante de Santa Catarina entre os quatro melhores do país. Concórdia, Criciúma e Yeesco também disputaram o campeonato, mas só Chapecó chegou à semifinal.
Do outro lado da chave, Traipu (AL) e Passo Fundo (RS) disputam a outra vaga.
Seleção brasileira fecha preparação em Londres
A Seleção Brasileira realizou, no Emirates Stadium, em Londres, o último treino antes do amistoso deste sábado (15) contra Senegal, preparatório para a Copa do Mundo de 2026.
Na coletiva, Carlo Ancelotti confirmou Ederson como titular e não descartou Éder Militão improvisado na lateral direita. Ele também antecipou a intenção de repetir o esquema tático da vitória por 5 x 0 sobre a Coreia do Sul em outubro. O treinador elogiou o ambiente da equipe e reforçou que a lista final para o Mundial ainda não está fechada.
A CBF confirmou que todos os 60.700 ingressos foram vendidos casa cheia em Londres. Lembrando que a Copa do Mundo de 2026 terá transmissão do SBT.
Leia Mais
*Sob supervisão do editor Pedro Corrêa
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO