Chapecoense volta à Série A, Figueirense é tetracampeão e Criciúma fica pelo caminho
Os destaques do esporte catarinense na segunda-feira trazem acesso, título, festa e confusão no Scarpelli.
• Atualizado
As rapidinhas do esporte desta segunda-feira (24) destacam um domingo de emoções no futebol catarinense: a Chapecoense garantiu o acesso à elite do futebol brasileiro, o Figueirense conquistou o tetracampeonato da Copa Santa Catarina e assegurou vaga na Copa do Brasil de 2026, enquanto o Criciúma deixou escapar a chance de voltar à Série A.
Criciúma perde e deixa o acesso escapar
Jogando na Arena Pantanal, o Criciúma dependia apenas de si para conquistar o acesso, até o empate servia, caso a Chapecoense não vencesse. Mas o cenário mudou aos 23 minutos do primeiro tempo, quando Felipinho recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Com um jogador a mais, o Cuiabá passou a pressionar, mas sem exigir grandes defesas de Alisson. No segundo tempo, após jogada ensaiada, Rodrigo teve boa chance de cabeça, mas desperdiçou.
O Dourado respondeu com um golaço de Davi Miguel. O Tigre tentou o empate que poderia recolocá-lo na elite, mas não conseguiu. Final: Cuiabá 1×0 Criciúma.
Chapecoense vence, faz festa na Arena Condá e garante o acesso
Com mais de 23 mil torcedores empurrando o time, a Chapecoense venceu o Atlético-GO e celebrou o retorno à Série A. O Dragão começou assustando com Jean Aquino, parado por uma grande defesa de Léo Vieira. Rafael Carvalheira respondeu em chute de longe, mas os visitantes seguiam perigosos.
Na reta final do primeiro tempo, Guilherme Romão derrubou Everton na área e o árbitro marcou pênalti. Walter Clar bateu com categoria e colocou a Chape na frente. Na segunda etapa, Everton fez linda jogada, driblou todo mundo, inclusive o goleiro, mas Ytalo acertou a trave na hora de finalizar. Depois disso, foi administrar.
Quando o árbitro apitou, explodiu a emoção: a Chapecoense está de volta à Série A. Festa no gramado, no vestiário, na coletiva e nas ruas de Chapecó.

Figueirense vira, é tetracampeão e garante vaga na Copa do Brasil
O Figueirense virou pra cima do Joinville, venceu por 2×1 no Scarpelli e conquistou a Copa Santa Catarina 2025. Diante de mais de 16 mil torcedores, o Alvinegro garantiu o tetracampeonato e vaga na Copa do Brasil do ano que vem.
Felipe Augusto empatou a partida, e Reifit marcou o gol da virada após a expulsão de Alyson, do JEC. Com o título, o Figueira também assegura vaga na Recopa Catarinense contra o Avaí.
Confusão entre torcedores no Scarpelli
Nem tudo foi festa no Scarpelli. Durante o intervalo, no setor B, houve uma briga interna entre torcedores alvinegros, exigindo ação da Polícia Militar.
O clube lamentou o episódio em nota publicada pela manhã, repudiou qualquer ato de violência e afirmou colaborar com as autoridades para identificar os envolvidos. Segundo a PM, um torcedor em forte estado de alteração tentou agredir policiais e precisou ser contido. Um policial sofreu lesão leve. Ambos foram levados para atendimento e a ocorrência seguiu para a CPP.
Brasileirão da Série A entra na reta final
Na parte de cima, o Flamengo segue líder e agora abre quatro pontos de vantagem sobre o Palmeiras. O Rubro-Negro venceu o Bragantino por 3×0, enquanto o Verdão empatou com o Fluminense.
Na zona de rebaixamento, o Vitória venceu o Sport e empurrou o Santos para o Z-4. Dois jogos ainda movimentam a rodada nesta segunda-feira:
– Mirassol x Ceará, às 19h
– Internacional x Santos, às 21h

Na próxima rodada, destaque para Grêmio x Palmeiras e Atlético-MG x Flamengo. Caso o Flamengo vença e o Palmeiras não ganhe, o título pode ficar com o Rubro-Negro.
Leia Mais
*Sob supervisão do editor Pedro Corrêa
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO