Esporte Compartilhar
Homenagem ao Rei

Presidente da FIFA sugere que estádios de Membros Associados tenham nome de Pelé

"Acho que os jovens de todo o mundo, têm que lembrar quem foi Pelé e a felicidade que ele deu ao mundo", disse Gianni Infantino

• Atualizado

Digital

Por Digital

Foto: Divulgação/Memória Santos FC
Foto: Divulgação/Memória Santos FC

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, prestou suas últimas homenagens a Pelé quando ele participou de um memorial para o lendário brasileiro no estádio Vila Belmiro, casa do Santos FC. O presidente da FIFA estava acompanhado de Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol e vice-presidente da FIFA. Eles foram recebidos por Andrés Rueda, presidente do Santos FC, único clube brasileiro em que Pelé jogou e onde passou 18 anos de carreira.

“O mundo inteiro conhece o Pelé e sabe o que o Pelé fez pelo futebol. Ele fez as pessoas se apaixonarem pelo futebol”, disse o presidente da FIFA. “Ele é eterno, o Rei é eterno, e nós estamos aqui, com muita emoção, com grande tristeza… mas também com um sorriso, porque ele fez todos nós sorrirmos.”

Infantino disse ainda que a FIFA pediu a cada uma das 211 Federações-Membro em todo o mundo que fizesse um minuto de silêncio em cada jogo em memória de Pelé. E além disso, sugeriria que a Federação pedisse a cada MA que nomeie pelo menos um estádio em seu país com o nome de Pelé.

“Acho que os jovens de todo o mundo, as gerações futuras, têm que saber e lembrar quem foi Pelé e a felicidade que ele deu ao mundo”, disse ele. “Daqui a 20, 30, 50 ou 100 anos, quando os gols são marcados no estádio Pelé, em qualquer país do mundo, e as pessoas perguntam quem ele era, (vão ouvir) que ele foi um grande, grande jogador que trouxe emoção para todos nós.”

O secretário-geral adjunto da FIFA para o futebol, Mattias Grafström, e a lenda da FIFA Houssine Kharja também fizeram parte da delegação.

Pelé, o único jogador a vencer a Copa do Mundo três vezes, faleceu em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, para deixar o mundo do futebol de luto. Milhares de torcedores começaram a fazer fila durante a noite do lado de fora do estádio para o velório, que deveria durar 24 horas, a partir da manhã de segunda-feira.

O caixão de Pelé foi colocado no meio do campo para que as pessoas pudessem prestar suas homenagens. Na terça-feira (03), uma procissão carregando seu caixão passará pelas ruas de Santos, terminando no cemitério Memorial Ecumênico da Necrópole, onde ele será enterrado em cerimônia privada.

*Com informações da FIFA

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.