Mundial de surfe inicia nesta quarta em Florianópolis
Competição marca o retorno da WSL ao Brasil
• Atualizado
Por Amanda Sperotto
Após a paralisação por conta da pandemia de covid-19, o campeonato da World Surf League (Liga Mundial de Surfe) tem a primeira etapa sendo disputada na Praia Mole, em Florianópolis. A competição inicia nesta quarta-feira (10), às 8h da manhã e irá até domingo (14). Serão 176 surfistas participantes, de nove países, que disputarão pela premiação do “Billabong apresenta Layback Pro”.
Os 144 competidores da etapa do WSL Qualifying Series com status QS 3000, foram divididos em grupos de quatro fases, de acordo com a posição no ranking mundial. As 32 participantes do QS 1000 entram junto na rodada inicial.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Entre os atletas confirmados estão Adriano de Souza, campeão mundial de 2015; o bicampeão brasileiro, Messias Felix; Raoni Monteiro, que por várias vezes representou a elite do Brasil na WSL; Sky Brown, jovem medalhista olímpica no skate e integrante da equipe de surfe da Billanbong e Silvana Lima, vice campeã mundial por duas vezes e semifinalista na competição de 2010.
O “Billabong apresenta LayBack Pro” vai abrir os rankings regionais da WSL Latin America. 10 homens e cinco mulheres serão classificados para o WSL Challenger Series de 2022, novo campo de batalha por vagas para a elite do Word Surf League Championship Tour.
Confira a programação dos dois primeiros dias:
O evento inicia nesta quarta-feira (10), pela categoria masculina. A previsão é realizar 24 baterias de 20 minutos por dia, das 8h até 16h, nos dois primeiros dias da prova. O primeiro dia da competição será o único onde somente os homens participam. Serão 64 surfistas estreantes, divididos em duas baterias.
Na quinta-feira (11), a competição inicia pelas mulheres, com as 32 atletas divididas em oito baterias. Em seguida, estreiam mais 32 homens na 3ª fase masculina, para enfrentar os 32 classificados do primeiro dia de prova.
A transmissão pode ser acompanhada através do site da WSL, disponível neste link.
11 anos depois:
O “Billabong apresenta LayBack Pro” marca o retorno da Praia Mole ao calendário do WSL Qualifying Series após 11 anos e de Florianópolis, que há 6 anos não sediava uma etapa da World Surf League.
O campeonato realizado em 2010 foi vencido pelo espanhol Aritz Aranburu, derrotando o gaúcho Rodrigo Dornelles na final.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO