Esporte Compartilhar
Mudança

Mudanças no pódio da ginástica nas Olimpíadas de Paris; entenda a polêmica

A decisão inicial permitia a possibilidade de haver três medalhas de bronze

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: SBT News
Imagem: SBT News

Jordan Chiles perdeu a medalha para a romena Ana Barbosu na ginástica solo, após a romena entrar com uma ação para reverter a decisão. A confirmação da alteração do pódio foi divulgada neste sábado (10).

A decisão inicial permitia a possibilidade de haver três medalhas de bronze, mantendo a de Jordan Chiles e distribuindo mais duas para as romenas em uma solenidade. No entanto, a decisão final do TAS/FIG aceitou o recurso apresentado por Ana Barbosu, levando Jordan a devolver a medalha.

Com isso, a atleta americana foi rebaixada para o 4º lugar. O pódio agora é composto por Rebeca Andrade (ouro), Simone Biles (prata) e Ana Barbosu (bronze), que ocupa o 3º lugar.

Entenda

No solo, Ana Barbosu obteve uma nota de 13,700, conquistando o 3º lugar, enquanto Chiles ficou em 5º com 13,666. A ginasta romena vibrou de alegria e subiu ao solo com a bandeira de seu país para comemorar o bronze, mas foi surpreendida pela mudança na nota de Chiles, que a tirou do pódio. A equipe dos EUA entrou com um recurso que foi aceito, aumentando a nota de Chiles de 13,666 para 13,766, superando Ana.

A situação ganhou ainda mais repercussão quando outra ginasta romena, Sabrina Voinea, também entrou com um recurso para reverter a decisão. Sabrina ficou a apenas 0,1 ponto de diferença de sua colega Ana, segundo o critério de execução. Após a entrega das medalhas, a mãe de Sabrina desabafou nas redes sociais, afirmando que entraria com um recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) e na Federação Internacional de Ginástica (FIG).

O comitê olímpico romeno percebeu a situação envolvendo suas ginastas e a americana, solicitando a reanálise do pódio. A situação ganhou força após o primeiro-ministro da Romênia, Marcel Ciolacu, anunciar que não compareceria à cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris, em protesto ao tratamento das ginastas romenas. Ana Barbosu também decidiu interpor um recurso no TAS, questionando o grau de dificuldade de sua série no solo.

*Com informações de LeoDias

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.