Esporte Compartilhar
TRISTEZA

Jornalismo esportivo de SC perde Joel Ferreira, o Maceió

Maceió deixa um legado de amor e entrega ao jornalismo e esporte catarinense

• Atualizado

Patryck Cachoeira

Por Patryck Cachoeira

Foto: Agobar Filho/Divulgação
Foto: Agobar Filho/Divulgação

Jornalista Joel Ferreira do Nascimento, conhecido como Maceió, faleceu nesta quinta-feira (14). Ele estava afastado do jornalismo esportivo desde 2019 devido ao Alzheimer. No dia 7 de setembro de 2023, foi internado no Hospital São José, em Joinville, por causa de complicações decorrentes de uma pneumonia.

O velório teve início às 11h, na Capela 2 do Cemitério Municipal, no bairro Atiradores, em Joinville. O sepultamento ocorrerá às 16h. Com mais de 40 anos de carreira, Maceió teve passagens por importantes veículos de comunicação e cobriu os principais eventos esportivos de Santa Catarina, além de ter trabalhado em Copas do Mundo e Jogos Olímpicos.

De acordo com o Conselho Estadual de Esportes, Maceió nasceu em São Francisco do Sul, em 1943, e exerceu a profissão de jornalista desde 1968. Ele foi correspondente da A Gazeta Esportiva e do Estado de São Paulo e realizou viagens jornalísticas ao México, Cuba e Estados Unidos, onde cobriu a Copa do Mundo de Futebol de 1994. Em reconhecimento ao seu trabalho, recebeu a “Bola de Ouro” no Brasil em 1990, além de dezenas de outros prêmios em âmbito regional.

Autoridades de Joinville lamentaram a perda de uma das vozes que marcou época no jornalismo catarinense. Confira na íntegra a nota da Prefeitura de Joinville e do clube de futebol JEC:

O prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin receberam com pesar a informação da morte de Joel Ferreira do Nascimento, o Maceió, jornalista esportivo, aos 80 anos de idade.

A partir de sua atuação profissional, revelou talentos e contribuiu para que nomes de Santa Catarina pudessem ter destaque em suas modalidades.

Em sua coluna “Informal”, no jornal A Notícia, compartilhava revelações esportivas, análises e resgates históricos. Sempre teve um olhar atento e amplo, além de uma extensa lista de fontes e contatos, sendo capaz de descobrir talentos em diferentes categorias.

“Maceió teve um papel muito importante no esporte catarinense por meio de seu trabalho e marcou diferentes gerações, deixando seu legado para o jornalismo esportivo de Joinville”, afirma o prefeito.

JEC

O Joinville Esporte Clube lamenta o falecimento de Joel Ferreira do Nascimento, o querido Maceió, aos 80 anos. Referência no jornalismo esportivo catarinense, o comunicador teve papel importante na história do clube desde a fundação.

Em 2015, homenageado pelo JEC, a sala de imprensa da Arena Joinville recebeu o nome Joel Ferreira do Nascimento e será eternamente lembrado pelos seus 44 anos de carreira bem sucedidos. A enciclopédia do esporte catarinense, o francisquense carregava o Joinville por onde passava.

O Joinville Esporte Clube está de luto. Força aos amigos, familiares e torcedores que puderam se alegrar e se informar com o grande Maceió.

Com supervisão de Mariana Pedrozo

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.