Joinville é sede do campeonato brasileiro de patinação artística
Essa é a edição de 2020 que foi adiada pela pandemia do coronavírus
• Atualizado
Neste ano Joinville é sede do campeonato brasileiro de patinação artística sobre rodas. É a segunda vez que a cidade recebe a competição, que está acontecendo no Centro de Eventos Cau Hansen.
São 115 atletas aqui de Santa Catarina participando das disputas. Por causa da pandemia, todo o evento está sendo transmitido online.
Casal deixa frenesi paulista para montar estúdio de flamenco em Joinville
Um sonho de vir morar no Sul do país e de abrir um estúdio de flamenco. Esse foi a meta da professora de dança Monita Ruedas, como artisticamente é conhecida. Ela e o marido Carlos Ruedas resolveram fugir do caos de São Paulo, onde tinham um estúdio de flamenco, e apostar em Joinville, conhecida como a “Capital Nacional da Dança”. “A gente sempre teve um sonho de vir aqui pro sul pelo clima, pela comida, pelas pessoas e pela segurança, que era muito melhor que em São Paulo”, afirmou a professora.
A abertura do estúdio foi uma maneira também de valorizar ainda mais o cenário artístico da cidade de Joinville. “A gente espera colocar o flamenco como uma possibilidade de dança na cidade, como uma possibilidade independente das aptidões, independente da idade, independente se a pessoa já fez aulas antes ou se está tendo contato pela primeira vez. O objetivo é se divertir, poder fazer uma dança bonita”, disse Monita.
Morar em Joinville foi ditado também pela pandemia, pois grande parte dos alunos da escola estão fazendo aulas de dança online. O casal queria morar em uma cidade que não ficasse longe de um grande centro de flamenco, que é o caso de Curitiba, o que oportunizaria a realização de intercâmbio, vivência com alguns professores e a possibilidade de promover algum curso internacional.
O que também os atraiu foi a fama que a cidade carrega internacionalmente. “O festival de dança, o fato de a cidade ser chamada cidade da dança, também nos motivou a vir para cá. Sei que nesse momento a gente não vai poder usufruir dessa potência da cidade por causa da pandemia, mas acho que futuramente vai ser bem legal aproveitar essa época na cidade”, afirmou Monita.
O Flamenco
A dança é originária do sul da Espanha e conhecida popularmente pelos leques e castanholas. A cultura do flamenco é associada principalmente à região da Andaluzia, na Espanha, assim como a Múrcia e Estremadura, e tornou-se um dos símbolos da cultura espanhola. A primeira vez que o flamenco foi mencionado na literatura remonta a 1774 no livro “Cartas marruecas”, de José Cadalso.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO