Esporte Compartilhar
É DE SC!

Joinvilense fica em 4º lugar no arremesso de peso nas Paralimpíadas de Paris

Essa é a segunda participação de Edenilson Floriani em Jogos Paralímpicos. A primeira foi em Tóquio 2020

• Atualizado

Redação

Por Redação

Atleta de Joinville competiu na prova de arremesso de peso. Foto: Adriana Laffin/Reprodução
Atleta de Joinville competiu na prova de arremesso de peso. Foto: Adriana Laffin/Reprodução

O joinvilense, Edenilson Floriani, disputou neste sábado (7), as finais do arremesso de peso nas Paralimpíadas de Paris, ficando com a quarta colocação e encerrando a participação nos Jogos de 2024. “A prova foi digna de uma final paraolímpica com resultados fantásticos”, disse o atleta.

Edenilson disputou na categoria F42/F63 — deficiência nos membros inferiores —, prova na qual levou o ouro nos Jogos Parapan-Americanos 2023 e bronze no Mundial 2023.

Durante a prova de arremesso de peso deste sábado, alcançou a marca de 14,57m. O vencedor, no entanto, foi Faisal Sorour, do Kwait, com 15,31m.

“Fizemos uma excelente temporada, saímos dos Jogos de cabeça erguida, somos o 4º melhor do mundo. Estar presente em uma paralimpíadas não é fácil e é para poucos. A prova foi digna de uma final paraolímpica com resultados fantásticos”, destacou o atleta.

Essa é a segunda participação de Edenilson em Jogos Paralímpicos. A primeira foi em Tóquio 2020.

Catarinense quebrou recorde

O catarinense quebrou o recorde paralímpico em outra prova que disputou, o lançamento de dardo, com a marca de 57,99m, mas não conseguiu entrar na briga por medalhas contra atletas com menor grau de comprometimento físico-motor e terminou em oitavo lugar entre dez participantes.

O atleta ficou a 2 centímetros da sua melhor marca e do recorde das Américas.

Quem é o atleta

Em 2011, Edenilson sofreu um acidente de trânsito que causou uma atrofia no joelho e articulação de quadril do lado esquerdo. Começou no esporte em 2016. A noiva do atleta era estagiária na secretaria de esporte e lhe apresentou a modalidade paralímpica.

O atleta de arremesso de peso e o técnico Eliandro Braz Lúcio, representam o Cepe/Sesporte, primeiro clube paradesportivo de Santa Catarina e também o primeiro do país a receber apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro para projetos educacionais.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.