Jogadores resgatados do Sudão chegam ao Brasil nesta quinta
Conflito no País continua mesmo após acordo de cessar-fogo de 72 horas
• Atualizado
Parte dos jogadores brasileiros que estavam no Sudão, e deixaram o País por conta dos conflitos armados que não cessam, devem chegar ao Brasil nesta quinta-feira (27).
Depois de escaparem para o Egito, já em segurança, os atletas jogaram bola com algumas crianças. Eles chegaram à capital, Cairo, às 9h de quarta-feira (26), e publicaram, em uma rede social, uma mensagem com a expectativa de retorno ao Brasil.
A saga começou no domingo. No caminho até o País vizinho, alguns brasileiros ficaram sem os documentos. Eles fugiram em um ônibus fretado pelo time Al-Merreikh.
Nove brasileiros, entre jogadores e comissão técnica, foram contratados pelo clube e chegaram ao Sudão em 14 de abril. No dia seguinte, teve início o conflito armado entre o Exército e um grupo paramilitar. Os dois já atuaram juntos em um golpe de estado e, agora, disputam território.
O grupo de brasileiros está acomodado em um hotel ao lado do aeroporto do Cairo. O retorno está sendo organizado pela embaixada brasileira no Egito.
Os confrontos no sudão continuam mesmo depois dos dois grupos fecharem um acordo de cessar-fogo de 72 horas. Já são mais de 500 mortos e 4.600 feridos. Bairros da capital. Cartum, ficaram completamente destruídos.
No Conselho de Segurança da ONU, o secretário-geral Antonio Guterres voltou a pedir para que os generais à frente dos dois grupos em conflito respeitem o cessar-fogo para evitar mais mortes de civis.
Enquanto isso, muita gente tenta escapar do País. Um navio levou quase 1.700 civis, de 50 nacionalidades diferentes, para a Arábia Saudita. A Alemanha concluiu a retirada de cidadãos do país. Um avião do Reino Unido resgatou 300 britânicos e uma aeronave francesa tirou do Sudão 200 pessoas, entre franceses e outras nacionalidades.
Assista a reportagem
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO