Esporte Compartilhar
Discussão

Imagens constrangedoras fazem jogadora denunciar sexismo após jogos; entenda

A atleta revelou que precisou mudar comportamentos em campo para evitar esse tipo de exposição.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: UOL/Reprodução
Foto: UOL/Reprodução

A meio-campista Lena Oberdorf, do Bayern de Munique, criticou as imagens sexistas que circulam nas redes sociais durante e após partidas do futebol feminino. A atleta revelou que precisou mudar comportamentos em campo para evitar esse tipo de exposição.

Uma das situações citadas pela atleta envolve um gesto rotineiro para qualquer jogador: erguer a camisa para secar o suor do rosto. No entanto, ela percebeu que essa ação gerava imagens e vídeos com trilhas sonoras sugestivas. “Quando entro no TikTok depois dos jogos, vejo centenas de edições. Se levanto minha camisa para limpar o suor, logo aparecem cinco versões com música sexy”, relatou em entrevista ao podcast Popcorn und Panenka.

Outro incômodo relatado pela jogadora diz respeito ao tempo em que permanece caída no gramado. A jogadora afirmou que agora até pensa na forma como cai para evitar imagens constrangedoras. “Às vezes, quando estou no chão, me dou conta: ‘Esta é uma posição desfavorável’. Não ficamos caídas porque queremos, mas porque queremos continuar jogando. Mesmo assim, isso virou um problema. Já vi imagens de um homem na arquibancada do Wolfsburg dando zoom no celular enquanto as jogadoras se alongavam.”

Quem é Lena Oberdorf

Aos 23 anos, Lena Oberdorf se consolidou como uma das principais meio-campistas do futebol mundial. Sua trajetória começou no Essen, clube que a revelou, antes de se transferir para o Wolfsburg, um dos gigantes do futebol feminino. No clube, conquistou destaque internacional e foi eleita a melhor jogadora jovem da Champions League na temporada 2022/23.

Além dos feitos em clubes, Oberdorf também já representou a Alemanha nas Copas do Mundo de 2019 e 2023. Em 2022, integrou o time ideal da FIFA, reforçando seu status entre as melhores do mundo.

Com informações do UOL.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.