Futebol Compartilhar
FUTEBOL

Figueirense vence São Bernardo e volta a sonhar com o G-8 da Série C

Se antes o cenário era de apreensão com a luta contra o rebaixamento, a vitória trouxe novos ares e esperança ao torcedor que volta a gritar “quebra tudo Figueira!”

• Atualizado

Roberto Gatti

Por Roberto Gatti

Figueirense vence São Bernardo e volta a sonhar com o G-8 da Série C. – Foto: Janes Carvalho/São Bernardo/ Redes Sociais/ Divulgação
Figueirense vence São Bernardo e volta a sonhar com o G-8 da Série C. – Foto: Janes Carvalho/São Bernardo/ Redes Sociais/ Divulgação

O Figueirense reencontrou o caminho das vitórias. Sob o comando do técnico Élio Sizenando, o Alvinegro derrotou o São Bernardo por 3 a 0, neste domingo (17), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. O resultado encerra um jejum de cinco partidas sem vencer e coloca o Furacão novamente na briga pelo G-8, agora a apenas dois pontos da zona de classificação.

Se antes o cenário era de apreensão com a luta contra o rebaixamento, a vitória trouxe novos ares e esperança ao torcedor que volta a gritar “quebra tudo Figueira!”.

O jogo

Antes mesmo da bola rolar, Élio Sizenando já havia deixado claro na coletiva de apresentação: “Não viemos a São Paulo tomar sufoco”. Quando a escalação inicial mostrou três volantes, a expectativa era de uma equipe mais reativa, e foi exatamente isso que se viu em campo.

O São Bernardo tomou a iniciativa, controlando as ações, enquanto o Figueira buscava ser eficiente. Aos 19 minutos, Felipe Augusto recebeu com espaço, arriscou de fora da área e acertou um belo chute no travessão antes de a bola morrer no fundo da rede: 1 a 0 Furacão.

Apesar da vantagem, o Alvinegro acumulou cinco cartões amarelos apenas no primeiro tempo. O adversário seguiu pressionando e porém era o Figueira que conseguiu marcar duas vezes, no entanto ambos os gols foram anulados pela arbitragem, um por falta no goleiro e outro em lance polêmico após choque na pequena área.

Na etapa final, os paulistas seguiram em cima, mas pecaram nas finalizações. O Figueira, mais seguro defensivamente, resistia e esperava a chance para matar o jogo. E viu a sorte sorrir, pois viu o sao bernardo se perder em campo após a expulsão de Rafael Forster.

Na sequência, aos 43 minutos, Marlyson sofreu pênalti após ser derrubado por Hélder, que acabou expulso. O atacante bateu com categoria e fez 2 a 0.

Nos acréscimos, o zagueiro Lucas Dias aproveitou sobra na área e, de forma improvável, encobriu o goleiro Júnior Oliveira, decretando a vitória: 3 a 0.

O Figueira, mais seguro defensivamente, resistia e esperava a chance para matar o jogo. - Foto: Henrique César / 55 Press/ Reprodução
O Figueira, mais seguro defensivamente, resistia e esperava a chance para matar o jogo. – Foto: Henrique César / 55 Press/ Reprodução

Fim do jejum

Com o resultado, o Figueirense quebrou o tabu de mais de um ano sem vencer fora de Santa Catarina – justamente contra o mesmo adversário, em 2024.

Agora, o Alvinegro soma 20 pontos e ocupa a 14ª posição, a dois pontos do Brusque, que fecha o G-8 com 22.

Já o São Bernardo, derrotado dentro do Primeiro de Maio, perdeu a chance de se confirmar matematicamente no grupo de classificação para a próxima fase.

Agenda

Na próxima rodada, o Figueirense recebe o Floresta, no sábado (23), às 19h30, no Estádio Orlando Scarpelli. O São Bernardo enfrenta o Náutico, também no sábado, às 17h, no Primeiro de Maio.

Ficha técnica | Série C – 17ª rodada | São Bernardo 0 x 3 Figueirense

  • Estádio Primeiro de Maio – São Paulo (SP)
  • 17/08/2025

Gols:

  • Felipe Augusto, 19’/1T (FIG)
  • Marlyson (pênalti), 45’/2T (FIG)
  • Lucas Dias, 49’/2T (FIG)

São Bernardo: Júnior Oliveira; Hugo Sanches, Hélder, Rafael Forster e Pará; Romisson Lino, Dudu Miraíma (Lucas Buchecha) e João Paulo (Lucas Reis); Pedro Felipe (Echaporã), Rodolfo (Felipe Garcia) e Felipe Azevedo (Victor Andrade). Técnico: Ricardo Catalá

Figueirense: Igo Gabriel; Iury (Léo Maia), Lucas Dias, Ligger e Matheus Mascarenhas (Wesley Costa); Rafinha Potiguar, Jhony Douglas e Ramon Vinícius (Gabriel Santiago); Felipe Augusto (Renan), Marlyson e Hyuri (Douglas Bacelar). Técnico: Élio Sizenando

Cartões amarelos: Pedro Felipe, Hélder e Júnior Oliveira (SBO); Lucas Dias, Jhony Douglas, Hyuri, Matheus Mascarenhas e Ramon Vinícius (FIG).

Cartões vermelhos: Rafael Forster (41’/2T) e Hélder (45’/2T) – São Bernardo.

  • Árbitro: Antonio Dib Moraes de Sousa (PI)
  • Assistentes: Marcio Iglesias Araujo Silva (PI) e Alisson Lima Damasceno (PI)
  • Quarto árbitro: Eleniel Benedito da Silva (MT)

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.