Futebol Compartilhar
FUTEBOL

Em noite inspirada, Avaí goleia o Botafogo-SP por 5 a 0 pela Série B

Dá até para dizer que os ventos que sopraram na Ressacada trouxeram de volta a vitória para o Sul da Ilha

• Atualizado

Roberto Gatti

Por Roberto Gatti

Em noite inspirada, Avaí goleia o Botafogo-SP por 5 a 0 pela Série B. – Foto: Fabiano Rateke / Avaí F.C
Em noite inspirada, Avaí goleia o Botafogo-SP por 5 a 0 pela Série B. – Foto: Fabiano Rateke / Avaí F.C

A baixa temperatura de 18 °C e ventos de 16 km/h, em Florianópolis, não impediram a goleada do Avaí por 5 a 0 sobre o Botafogo-SP, no encerramento do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro, nesta segunda-feira (28).

O clima não atrapalhou em nada — como diz o hino do Avaí: “O time vem quente, de encontro marcado com seus dias de glória”.

Dá até para dizer que os ventos que sopraram na Ressacada trouxeram de volta a vitória para o Sul da Ilha, o que não acontecia desde 7 de junho, quando o Leão venceu o CRB por 1 a 0.

Com os três pontos, o Avaí chegou a 28, subiu para a sétima colocação e reassumiu o posto de melhor ataque da competição, com 26 gols marcados.

Antes da bola rolar, o torcedor teve uma surpresa fora das quatro linhas: a estreia do novo terceiro uniforme do Avaí para a temporada 2025.

A camisa é predominantemente azul-marinho, com detalhes em dourado e branco, além de marca d’água com o ano de fundação do clube e o trecho do hino “pois a ordem é vitória, vencer, vencer”. O novo manto agradou os torcedores.

O jogo

Com a bola rolando, o Avaí começou elétrico. Apesar de não criar chances claras logo de início, a equipe pressionou intensamente o Botafogo-SP e não deixou o adversário respirar.

A insistência deu resultado, após bom passe de JP, Emerson Ramon finalizou cruzado e abriu o placar. Destaque para a comemoração: todos os jogadores correram para abraçar o técnico Jair Ventura.

O Avaí não tirou o pé. Logo depois, em bela troca de passes, JP bateu colocado no canto e marcou o segundo. Se fosse boxe, o árbitro teria iniciado contagem de knockdown: o Botafogo estava grogue em campo. A sensação dos 4.369 torcedores presentes era de que viria uma goleada histórica.

Aos 39 minutos, mais um contra-ataque mortal: Emerson Ramon arrancou desde o campo defensivo, tabelou com Cléber e finalizou na saída do goleiro. E ainda no primeiro tempo, JP foi derrubado por Gabriel Bispo na área. Pênalti. Cléber cobrou com firmeza e fez o 4 a 0.

Na segunda etapa, o Avaí diminuiu o ritmo, como era esperado, mas seguiu criando boas oportunidades. Marquinhos Gabriel desperdiçou uma oportunidade. O time paulista por sua vez, não conseguiu aproveitar o espaço deixado — a fragilidade do lanterna da competição era evidente.

Jair Ventura aproveitou para fazer mudanças, promover estreias (como Guilherme Santos) e testar opções. Já nos minutos finais, Guilherme chegou a marcar, mas o gol foi anulado por impedimento. No entanto, o VAR identificou um pênalti na jogada anterior.

Atendendo ao pedido da torcida, Alef Manga cobrou com categoria e fechou a conta: Avaí 5 x 0 Botafogo-SP, uma vitória incontestável na Ressacada.

Próximos Jogos

Avaí x Novorizontino
Sábado (02/08) | 16h | Estádio Jorge Ismael de Biasi
O Avaí busca entrar no G-4: está com 28 pontos, dois atrás da Chapecoense (4ª colocada).

Botafogo-SP x América-MG
Sábado (02/08) | 18h30
A equipe paulista segue na lanterna da Série B, com 18 pontos.

Ficha Técnica – Avaí 5 x 0 Botafogo-SP – 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

  • Estádio da Ressacada – Florianópolis
  • Data: 28/07/2025 | Horário: 19h
  • Público: 4.369 | Renda: R$ 96.858,00

AVAÍ: César; Marcos Vinícius (João Vitor), Wanderson, Eduardo Brock, Andrey; Zé Ricardo, JP (Jamerson), Marquinhos Gabriel; Emerson Ramon (Alef Manga), Cléber (Guilherme Santos) e Hygor (Thayllon).
Técnico: Jair Ventura.

BOTAFOGO-SP: Victor Souza; Jeferson, Ericson, Carlos Eduardo, Jean Victor; Gabriel Bispo (Matheus Barbosa), Marquinho (Wesley Dias), Leandro Maciel (Dramisino); Jefferson Nem, Carrillo e Robinho (Jonathan Cafu). Técnico: Allan Aal.

Gols:

  • 8’ 1T – Emerson Ramon (AVA)
  • 13’ 1T – JP (AVA)
  • 39’ 1T – Emerson Ramon (AVA)
  • 45’ 1T – Cléber (AVA, pênalti)
  • 42’ 2T – Alef Manga (AVA, pênalti)

Cartões Amarelos:

  • Marcos Vinícius (AVA) – 22’ 1T
  • Jean Victor (BOT) – 40’ 1T
  • Gabriel Bispo (BOT) – 26’ 2T

Cartões Vermelhos:

  • Não houve

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.