Brasil vence a Colômbia e garante vaga na Copa do Mundo de 2022
Com gol de Paquetá, seleção brasileira conquistou a primeira vaga dos países sul-americanos no Mundial do Catar
• Atualizado
A seleção brasileira não decepcionou e conquistou sua vaga na Copa do Mundo de 2022 ao vencer a Colômbia por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (11), na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 13ª rodada das Eliminatórias da Copa.
O jogo foi bastante truncado, com poucas chances efetivas de gol para os dois lados, principalmente no primeiro tempo. Na segunda etapa, Tite mexeu no time e passou a pressionar a saída de bola colombiana. Foi em uma jogada dessas que Lucas Paquetá abriu o marcador para o Brasil.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Com a vitória, o time canarinho chegou a 34 pontos e tornou-se o primeiro time sul-americano a garantir uma vaga do Mundial do Catar, que será disputado entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022.
A seleção brasileira volta a campo na próxima terça-feira (16) diante da Argentina, no Estádio del Bicentenario, em San Juan.
O jogo
O Brasil pressionou desde o começo, mas encontrou um meio-campo congestionado e teve muita dificuldade para chegar com perigo ao gol de Ospina. No primeiro tempo, as melhores oportunidades que a seleção brasileira criou aconteceram pelo lado direito do campo, com Danilo e Raphinha, que voltou a marcar presença entre os titulares de Tite.
Do outro lado, a seleção colombiana esperou o Brasil ceder espaços, mas também quase não conseguiu criar boas oportunidades, já que o sistema defensivo canarinho se mostrou bastante sólido. A jogada que mais levou perigo para Alisson saiu dos pés de Zapata, que mandou um míssil para fora.
No segundo tempo, o técnico Tite sacou Fred, que estava amarelado, e colocou Vini Jr., que vive boa fase no Real Madrid. Com a presença do atacante merengue, o Brasil passou a concentrar os defensores colombianos no lado esquerdo, desafogando a ala direita. Os campeões olímpicos Matheus Cunha e Antony, que jogam justamente do lado oposto de Vini Jr., entraram no lugar de Gabriel Jesus e Raphinha, respectivamente, para oxigenar o setor.
Depois das alterações, a seleção brasileira subiu as linhas de marcação e passou a pressionar a saída de bola da Colômbia, rendendo algumas roubadas de bola que resultaram em jogadas perigosas, inclusive naquela que abriu o marcador para o Brasil. Marquinhos interceptou um passe na intermediária, tocou para Neymar, que deixou Paquetá na cara do gol, mas espremido por dois defensores. Mesmo assim, o meio-campista teve tranquilidade e só empurrou para o gol.
Depois de abrir o placar, a seleção brasileira cadenciou o ritmo de jogo e passou a girar mais a bola. O técnico da Colômbia, Reinaldo Rueda, foi ousado, e fez alterações que deixaram o time mais ofensivo, com a entrada de James Rodríguez e Muriel. As mudanças, no entanto, não surtiram efeito. O Brasil conduziu o restante do jogo com tranquilidade e até teve chance de ampliar com Vini, Jr., que tropeçou e perdeu o tempo da bola ao driblar o goleiro Ospina. Aos gritos de “olé”, o time de Tite conquistou uma vaga antecipada na Copa do Mundo do Catar.
BRASIL 1 X 0 COLÔMBIA
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Data: 11/11/21, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Assistentes: Christian Schiermann e Claudio Rios (CHI)
VAR: German Delfino (ARG)
Cartões amarelos: Fred, Neymar, Casemiro e Vini Jr. (Brasil) / Mojica, Barrios e Cuadrado (Colômbia)
Gols: Lucas Paquetá, aos 26 minutos do primeiro tempo
BRASIL: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred (Vini Jr.) e Paquetá; Raphinha (Antony), Gabriel Jesus (Matheus Cunha) e Neymar. Técnico: Tite
COLÔMBIA: Ospina; Muñoz (James Rodríguez), Davinson Sánchez, Tesillo e Mojica (Cuéllar); Barrios (Muriel), Lerna, Yairo Moreno; Cuadrado, Luis Díaz (Roger Martínez) e Zapata (Borja). Técnico: Reinaldo Rueda
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO