F1: Norris vence, Bortoleto abandona e Verstappen impressiona no GP do Brasil
Confira todos os pontos chave da corrida do Brasil
• Atualizado
O GP do Brasil aconteceu em São Paulo no último domingo (09), e apesar do brasileiro Gabriel Bortoleto ter abandonado, a corrida foi cheia de emoção. Verstappen impressionou e Norris venceu, confira todos os momentos marcantes da corrida.
O Grande Prêmio de São Paulo 2025, aconteceu neste final de semana, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. Com uma classificação dominada por Norris, e sem a presença do piloto brasileiro, Gabriel Bortoleto, por problemas no carro, a pole position foi conquistada pelo britânico da McLaren.
Brasil pintado de laranja
Lando Norris, da McLaren, pintou as curvas de Interlagos com a cor laranja da equipe. Após dominar majoritariamente o Grande Prêmio do Brasil, desde o treino livre até o fim da corrida, o atual líder do Campeonato de Pilotos 2025, conquistou a primeira vitória em um fim de semana no Brasil.
A vitória contabilizou um aumento nos pontos do britânico no Campeonato de Pilotos, que agora totaliza 390 pontos, à frente de Oscar Piastri (McLaren) e Max Verstappen (Red Bull Racing).
Verstappen com desempenho sensacional
Quem também impressionou em Interlagos foi Max Verstappen, após não passar para o Q2, durante a classificação no sábado, e ser penalizado por ajustes no carro, o holandês teve que largar dos boxes.
Reclamando de problemas no carro desde a classificação da corrida Sprint, na sexta-feira (07), Verstappen impressionou todos os presentes no autódromo e fora do autódromo.
O tetracampeão mundial, largando dos boxes, conseguiu se recuperar já nas primeiras voltas da corrida principal. Chegando a liderar a corrida em determinado momento, Verstappen conquistou o terceiro lugar no pódio, ao final da corrida.
Mesmo ‘botando pressão’ no novato da Mercedes, Kimi Antonelli, o mais novo levou a melhor e conseguiu o segundo lugar na corrida, deixando Verstappen em terceiro.
Orgulho nacional
O primeiro piloto brasileiro a correr em Interlagos na Fórmula 1 após oito anos, Gabriel Bortoleto da Sauber, não teve o fim de semana sonhado.
Com uma dura batida durante as últimas voltas da corrida Sprint, no sábado (08), o brasileiro, mesmo com todo esforço, não conseguiu ter o carro pronto para disputar a classificação para a corrida principal, e teve que largar no fim do pelotão.
Infelizmente as expectativas de fazer uma boa corrida em casa não puderam ser cumpridas. Após uma batida de Lance Stroll (Aston Martin) na Sauber de Bortoleto, o carro rodou e bateu no muro, logo nas primeiras voltas da corrida.
Após sair do carro, emocionado, Gabriel Bortoleto foi consolado pela família e pela torcida brasileira.
Ferraris fora e punição para Piastri
Quem também sofreu durante o Grande Prêmio do Brasil foram os tifosis (fãs da Ferrari) já que a equipe teve um duplo DNF e não pontuou.
Após uma batida com Kimi Antonelli (Mercedes), Leclerc foi empurrado para fora da pista. Já Hamilton, que estava em uma briga constante com sua Ferrari durante boa parte da corrida – após contato com a Alpine de Franco Colapinto – foi chamado ao box para retirar o carro da pista.
Para Oscar Piastri, da McLaren, a corrida no Brasil também não foi algo tão bom para relembrar. Com um desempenho mediano desde o início do fim de semana, Piastri foi penalizado com dez segundos, após uma colisão com Kimi Antonelli.
Tal penalização custou alguns pontos do Campeonato de Pilotos para o australiano, tem apenas 25 pontos de diferença para o terceiro classificado, Max Verstappen.
Leia Mais
*Sob supervisão do editor Pedro Corrêa
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO