Anúncio de Fernando Alonso na Fórmula 1 completa 25 anos
Alonso soma mais de 427 Grandes Prêmios disputados
• Atualizado
Há 25 anos, no dia cinco de fevereiro de 2001, o piloto espanhol Fernando Alonso era anunciado na categoria máxima do automobilismo mundial, a Fórmula 1, pela equipe Minardi, com apenas 19 anos de idade.
Em 2026, o atual piloto da Aston Martin, ao lado de Lance Stroll, fará parte de mais uma temporada da Fórmula 1, disputando por mais um título mundial.
25 anos da estreia de Fernando Alonso na Fórmula 1
O garoto Fernando Alonso Díaz, nascido no dia 29 de julho de 1981, em Oviedo, no noroeste da Espanha, mal devia esperar que se tornaria um ídolo dentro do automobilismo mundial.
Atualmente, ele é o piloto mais velho dentro da Fórmula 1, disputando com 44 anos de idade, entretanto, no início da carreira chegou a ser eleito o piloto mais jovem a conquistar uma pole position, vencer uma corrida, ser campeão mundial e bicampeão mundial na história da Fórmula 1.
História
Com sete anos de idade, Alonso participou e venceu da primeira corrida de kart, não sendo a única vitória na categoria, mas a primeira de várias outras que estavam por vir.
Após mais conquistas e vitórias, o nome de Fernando Alonso já estava gravado em diversos troféus, até chegar ao ponto “máximo” e ser chamado pela equipe Minardi, em 2001, para ingressar como titular na Fórmula 1.
Em 2002, foi contratado como piloto de testes pela equipe Renault (Benetton), onde se tornou piloto titular em 2003. Aos 21 anos, Alonso recebeu o título de piloto mais jovem a ser pole position, e no ano seguinte, após completar 22 anos, se tornou o piloto mais novo a ganhar um Grande Prêmio Mundial, na Hungria.
Com 24 anos de idade, Fernando Alonso não apenas conquistava o primeiro título mundial da carreira pela Renault, mas também o título de piloto mais jovem a ser campeão mundial.
No ano seguinte, aos 25 anos de idade, o piloto espanhol garantia o bicampeonato mundial e o título de piloto mais jovem a ser bicampeão mundial.
Durante a carreira, Fernando Alonso registrou passagens pela Renault, McLaren e Ferrari.
Aos 37 anos, o piloto espanhol, decidiu deixar a categoria máxima do automobilismo mundial. Nos dois anos de pausa, Alonso conquistou o Campeonato Mundial de Endurance da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) de 2018-2019 e as 24 Horas de Le Mans duas vezes, com a equipe Toyota.
Em 2021, o espanhol voltou à categoria principal pilotando pela equipe francesa Alpine, antiga Renault, onde permaneceu até 2022. Na temporada seguinte, em 2023, o piloto ingressou na Aston Martin – onde está até hoje.
Fernando Alonso
Entre idas e vindas, vitórias e perdas, o piloto espanhol leva consigo a frase “eu nunca me arrependo de nada”, e nos dias atuais continua mostrando que ainda tem talento para estar na Fórmula 1, indo para mais um ano como piloto da Aston Martin.
Fernando Alonso soma mais de 427 Grandes Prêmios disputados, 2.393 pontos na carreira, além de 106 pódios.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO