Clube de Xadrez Chapecó conquista medalhas no maior torneio da América Latina
As conquistas foram obtidas pelo enxadrista João Gabriel Breitembach nos primeiros dias da competição
• Atualizado
O Clube de Xadrez Chapecó (CXC) conquistou duas medalhas na Brazil Chess Series 2026, maior torneio de xadrez da América Latina, disputado na Lira Tênis Clube, em Florianópolis. As conquistas foram obtidas pelo enxadrista João Gabriel Breitembach nos primeiros dias da competição, que começou na última sexta-feira (16) e reúne atletas do Brasil, da Europa e da Ásia.
A Brazil Chess Series (BCS) é considerada uma das principais competições da modalidade no continente e, nesta edição, conta com a participação de mais de 500 jogadores. O torneio é aberto e válido para os rankings nacional e internacional de xadrez, ampliando a visibilidade dos atletas e clubes participantes.
A delegação do Clube de Xadrez Chapecó é formada por seis atletas. Entre eles estão Pedro Lage e João Pedro Uczai, medalhistas dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC 2025), que também representam o município na competição.
João Gabriel Breitembach avaliou positivamente o desempenho até o momento. “Gostei bastante dessa competição, porque recebi vários títulos de xadrez e espero ir bem no torneio principal”, destacou o atleta. Breitembach foi campeão da categoria 1700 no Torneio de Abertura e vice-campeão Sub-12 no Torneio Escolar.
A edição 2026 da Brazil Chess Series distribui uma premiação total de R$ 100 mil, em homenagem aos 100 anos da Lira Tênis Clube, entidade que sedia o evento. De acordo com a Prefeitura de Chapecó, a participação em competições deste porte fortalece o intercâmbio técnico e contribui para a projeção do xadrez chapecoense no cenário nacional.
A competição segue até o domingo (25), com transmissão ao vivo de todas as partidas, permitindo que o público acompanhe os jogos em tempo real.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO