Fabio Schardong

Jornalista com 32 anos de profissão. Comunicador na Rádio Chapecó desde 2005.


Colunistas Compartilhar
Fabio Schardong

Chape só empata e perde a liderança

Jogo contra o Brasil de Pelotas terminou 0 a 0. Verdão foi aos 63 pontos e está atrás do América Mineiro pelos critérios de desempate.

• Atualizado

Por

Foto: Márcio Cunha / ACF / Divulgação
Foto: Márcio Cunha / ACF / Divulgação

Chapecoense e América Mineiro já estão na Série A. Não matematicamente, verdade, embora a projeção seja essa, baseada em linha de corte e histórico de outras edições, por exemplo. A briga agora é pelo título. E a Chape tem sido pressionada nessas últimas rodadas. O time mineiro vence um dia antes e o Verdão tem de vencer no dia seguinte para reassumir a liderança. Foi assim na rodada anterior, o que se repetiu neste primeiro fim de semana de 2021. O desfecho, porém, foi diferente.

Na véspera, o Guarani perdeu para o América por 1 a 0. Neste domingo, a Chape entrou em campo na obrigação de derrotar o Brasil de Pelotas. Foi também um jogo emblemático, pois era o primeiro do ano e o primeiro após o falecimento do presidente Paulo Magro, por Covid-19, no dia 30 de dezembro. Os jogadores entraram em campo com o nome de Magro nas camisetas. Familiares também estiveram na Arena Condá para homenagens.

Foto: Márcio Cunha / ACF / Divulgação

Primeiro tempo

A Chapecoense começou mais avançada, mas pecando nas conclusões. Até aproveitava as bolas paradas, tanto que marcou aos 18 minutos com Anselmo Ramon. A arbitragem, no entanto, assinalou impedimento e anulou. O Brasil tinha em Delatorre o jogador mais agudo. Mais para o fim da primeira etapa o time da casa passou a pressionar. A percepção era de que se apertasse um pouco faria o gol no Xavante. Não apertou tanto assim e as equipes foram para os vestiários, empatadas por 0 a 0.

Foto: Márcio Cunha / ACF / Divulgação

Segundo tempo

Os treinadores não mexeram nas equipes durante o intervalo. Só que o jogo não agradava e logo aos 10 minutos, Umberto Louzer tirou Aylon e Paulinho Moccelin, colocando em campo Denner e Bruno Silva. E o jogo seguia empatado. Foguinho e Alan Santos entraram aos 28 minutos. Com o perdão do trocadilho, mas o Foguinho incendiou a partida e quase marcou. Se o zagueiro Heverton não salva, aos 33’, era gol.

O tempo passava e o nervosismo aumentava em campo. Meio que no desespero, a Chapecoense tentava a vitória e também abria espaços para o adversário. Como o time catarinense parece ter deixado tudo para os minutos finais, não teve jeito e a partida terminou empatada em 0 a 0.

Se não fosse o impedimento e se não fosse o Heverton, a Chape teria vencido. Ah, se o “SE” entrasse em campo!  

Foto: Márcio Cunha / ACF / Divulgação

Próxima partida

A Chapecoense jogará fora de casa a 33ª rodada. Será no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, diante do Botafogo. Roberto, que levou o 3ª cartão amarelo, está suspenso e não joga.

Homenagem após o jogo

Tão logo terminou a partida, outra homenagem ao presidente Paulo Magro ocorreu, desta vez no círculo central. Familiares, dirigentes e o técnico Umberto Louzer compareceram. Lembro que Magro foi o segundo presidente da Associação Chapecoense a morrer no exercício do cargo. O primeiro foi Sandro Palaoro, na tragédia aérea de 2016. 

Ficha técnica

  • Chapecoense: 1)João Ricardo 2)Matheus Ribeiro 34)Derlan 27)Felipe Santana 11)Roberto 29)Willian Oliveira (Alan Santos) 26)Anderson Leite (Foguinho) 18)Aylon (Denner) 17)Mike (Felipe Garcia) 94)Paulinho Moccelin (Bruno Silva) 9)Anselmo Ramon Técnico – Umberto Louzer
  • Brasil de Pelotas: 12)Matheus Nogueira 2)Felipe Albuquerque (Rodrigo Ferreira) 3)Heverton 4)Diego Ivo 6)Alex Ruan (Bruno Santos) 5)Sousa 8)Bruno Matias 10)Mateus (Oliveira Thalles) 7)Mateuzinho (Luiz Henrique) 11)Pablo (Rafael Vinicius) 9)Dellatorre Técnico – Cláudio Tencati
  • Arbitragem: Rodrigo Carvalhaes de Miranda, auxiliado por Thiago Henrique Neto Correa Farinha e Luiz Claudio Regazone – Trio CBF/RJ.
  • Cartões amarelos: Matheus Oliveira (Bra); Roberto-3º (Cha)
  • Estádio: Arena Condá, em Chapecó
  • Data: 03/01/2020 (Domingo)
  • Horário: 16h

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.