Champions League Compartilhar
Futebol

Benfica segura empate com um a menos e avança à fase grupos da Liga dos Campeões

Time português teve o brasileiro Lucas Veríssimo expulso ainda na primeira etapa do duelo contra o PSV; equipe de Jorge Jesus estará no pote quatro do sorteio da competição

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Redes Sociais / Reprodução
Foto: Redes Sociais / Reprodução

O Benfica está classificado para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Nesta terça-feira (24), em Eindhoven, o time de Jorge Jesus empatou com o PSV com placar de 0 a 0, em partida transmitida SBT. Os Encarnados tiveram o brasileiro Lucas Veríssimo expulso ainda na primeira etapa, atuando a maior parte do confronto com um jogador a menos.

Com a classificação, a equipe portuguesa vai disputar a fase classificatória da Liga dos Campeões depois de ter ficado de fora da edição da última temporada, na volta de Jorge Jesus ao clube. Eliminado, o PSV fica com uma vaga na Europa League. 

O jogo

A partida começou com o PSV dominando as ações. O time de casa iniciou o jogo rondando a área do Benfica, que controlou bem os espaços nos minutos iniciais. No entanto, o primeiro lance de perigo do duelo foi um erro do zagueiro Lucas Veríssimo, que teve que parar Gakpo após perder a bola para o adversário – o defensor recebeu cartão amarelo. Os mandantes fizeram jogada ensaiada na cobrança, mas a finalização acabou bloqueada.

A pressão inicial da equipe holandesa não resultou em novas oportunidades. Sem conseguir criar, o PSV viu o Benfica começar a sair da defesa. O time de Jorge Jesus passou a manter a bola e chegou a arriscar alguns contragolpes. Foi assim que o lateral-esquerdo Max aproveitou espaço na defesa lusa e finalizou para defesa do goleiro Vlachodimos.

O duelo ficou mais aberto a partir da segunda metade do primeiro tempo. O Benfica quase abriu o placar com Rafa Silva, que recebeu passe de Yaremchuk na pequena área e bateu de bico. André Ramalho cortou o chute no momento exato. A resposta da equipe de Roger Schmidt foi mais uma vez com o lateral-esquerdo Max, que chutou com perigo para fora. 

Aos 32, Lucas Veríssimo subiu com o braço no rosto de Gakpo. O esloveno Slavko Vincic amarelou o brasileiro pela segunda vez, que deixou os Encarnados em desvantagem numérica antes do fim da primeira etapa. Recuado, o Benfica ainda contou com grande defesa de Vlachodimos em tentativa de Madueke. O primeiro tempo terminou com igualdade no placar.

O PSV voltou para os 45 minutos finais com mais pressão para cima do Benfica. A estratégia do time da casa fez o técnico Jorge Jesus colocar o experiente zagueiro Vertonghen no lugar de Taarabt. Com o reforço no sistema defensivo, os Encarnados adotaram uma linha de cinco na defesa, protegendo a área do goleiro Vlachodimos. Mas o time português não abdicou do ataque. Yaremchuk conseguiu roubar bola na região central e desperdiçou uma boa chance – o croata tinha opções de passe.

Com 15 do segundo tempo, Gakpo foi lançado pela direita da defesa do Benfica e serviu Zahavi, sozinho na área. O camisa sete bateu de primeira e acertou o travessão de Vlachodimos, que estava batido no lance. Um minuto depois, André Ramalho arriscou chute forte da entrada da área, espalmado pelo arqueiro visitante. Os técnicos foram mexendo nas equipes: Roger Schmidt apostou em força ofensiva; Jorge Jesus optou por organizar o time e renovar a energia da equipe.

Quente e com muitas divididas, a partida ganhou contornos de rivalidade. Foi assim que o português João Mário foi amarelado, em carrinho perigoso na região central. A equipe holandesa conseguiu uma nova finalização com o meia Sangaré, que bateu de fora da área. Jorge Jesus colocou Everton Cebolinha aos 29. O atacante brasileiro conseguiu puxar um contra-ataque poucos minutos depois de ter entrado em campo.

Aos 40, Vertenssen foi acionado na área. O atacante finalizou duas vezes, mas parou em Vlachodimos em ambas tentivas. A reta final foi de desespero do PSV, que tentou mudar o placar levantando a bola para área várias vezes. A defesa do time de Jesus conseguiu afastar todas as tentivas, confirmando o empate por 0 a 0. Benfica de volta à fase de grupos da Liga dos Campeões.

FICHA TÉCNICA

PSV  0 X 0 BENFICA

Local: Philips Stadion, Eindhoven – Holanda
Data: 24/08/2021, às 16h
Árbitro: Slavko Vincic (ESL)
Assistentes: Tomaz Klancnik (ESL) e Andraz Kovacic (ESL)
VAR: Bastian Dankert (ALE)

Cartões amarelos: Boscagli e André Ramalho; João Mário e Gonçalo Ramos.
Cartões vermelhos: Lucas Veríssimo.
Gols: 

PSV: Drommel, Mwene, André Ramalho, Boscagli (Obispo) e Max; Sangaré, Götzer e Van Ginkel (Bruma); Madueke (Vertessen), Zahavi e Gakpo. Técnico: Roger Schmidt.

BENFICA: Vlachodimos, Lucas Veríssimo, Otamendi e Morato; Gilberto (André Almeida), João Mário (Everton Cebolinha), Weigl e Grimaldo; Taarabt (Vertonghen), Rafa Silva (Meité) e Yaremchuk (Gonçalo Ramos). Técnico: Jorge Jesus. 

Informações: SBT Sports

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.