Bia Souza concorre ao título de melhor judoca do mundo; veja como votar
Brasileira foi ouro nos 78 kg e bronze por equipes nos Jogos de Paris
• Atualizado
Beatriz Souza, a Bia, vive um momento histórico em sua carreira. Campeã olímpica em Paris 2024 e medalhista de bronze por equipes, a judoca foi indicada ao prêmio de melhor judoca do ano pela Federação Internacional de Judô (IJF). Bia é a única brasileira na disputa, competindo com as outras seis campeãs olímpicas de Paris: Natsumi Tsunoda (Japão), Diyora Keldiyorova (Uzbequistão), Christa Deguchi (Canadá), Andreja Leski (Eslovênia), Barbara Matic (Croácia) e Alice Bellandi (Itália).
A votação está aberta ao público na plataforma oficial da FIJ e segue até 10 de janeiro. O anúncio dos vencedores será feito no dia 2 de fevereiro, durante o Grand Slam de Paris, marcando o início da temporada 2025.
A indicação é acompanhada de elogios da Federação Internacional, que ressaltou o impacto de Bia no cenário mundial. “A medalha de ouro de Beatriz Souza em Paris destacou sua técnica poderosa e resiliência, fazendo dela uma das mais formidáveis estrelas do judô, uma campeã do povo em seu país natal, o Brasil”, diz a FIJ.
Além do reconhecimento internacional, Bia também coleciona indicações em premiações nacionais. Ela foi eleita melhor judoca do ano no Prêmio Brasil Olímpico (PBO) e concorre ao título de Atleta Mulher do Ano, além de estar na disputa pelos prêmios de Atleta da Torcida, Prêmio Inspire e Influenciador do Ano. O PBO será realizado nesta quarta-feira (11), no Rio de Janeiro.
O ano de 2024 foi inesquecível para a brasileira. Além do ouro e bronze olímpicos, Bia conquistou o título do Grand Prix da Áustria e o Campeonato Pan-Americano, no Rio de Janeiro, encerrando a temporada como a número 2 do ranking mundial na categoria peso-pesado.
*Com informações da CBJ Brasil.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO