Avaí e Figueirense empatam na Ressacada no fechamento da primeira fase da Copa SC
2.616 torcedores assistiram ao jogo no Estádio da Ressacada
• Atualizado
Avaí e Figueirense ficaram no empate por 1 a 1, no Estádio da Ressacada, neste domingo (12), em partida válida pelo fechamento da primeira fase da Copa Santa Catarina 2025.
O Leão da Ilha, já eliminado e disputando toda a competição com jogadores do time sub-20, impediu o rival de alcançar a melhor campanha da fase classificatória.
Já o Alvinegro, que contou com a estreia do técnico Waguinho Dias, deixou o Sul da Ilha com um gosto amargo, apesar de garantir a primeira colocação do grupo.
O Jogo
O clássico começou truncado, como já era esperado. O público na Ressacada não foi dos maiores, mas os 2.616 torcedores presentes, divididos entre as duas torcidas, fizeram barulho o tempo todo incentivando suas equipes.
Com a bola rolando, o Avaí se postou de forma compacta, com uma linha de cinco na defesa, enquanto o atacante Rigley — um dos três atletas do elenco profissional que desceram para reforçar o sub-20 nesta partida — atuava isolado na frente.
Do outro lado, o Figueirense, mesmo sob novo comando, manteve o padrão de jogo similar ao do interino Tutti Mendes, apostando em jogadas pelos lados do campo.
A primeira chance veio com Wesley Costa, que tentou cruzar, mas a bola tomou direção do gol e explodiu no travessão, quase surpreendendo o goleiro Otávio, outra novidade do Leão.
Com mais posse de bola, o Furacão do Estreito passou boa parte do primeiro tempo no campo ofensivo, mas pecou pela previsibilidade. Já o Avaí, quando tinha a bola, era mais objetivo e buscava o gol com intensidade, mostrando muita entrega. A etapa inicial terminou sem grandes emoções.
No segundo tempo, o panorama seguiu semelhante. Waguinho Dias tentou dar mais mobilidade com as entradas de Nem e Felipe Augusto, mas foi o Avaí quem abriu o placar: Gustavo foi derrubado na área, e o árbitro marcou pênalti. Rigley, com categoria e direito a paradinha, deslocou o goleiro e fez 1 a 0 para o Leão.
O gol incendiou o clássico. O Figueira partiu para o ataque, na base da pressão e sem muita organização. E a insistência deu resultado: após cobrança de escanteio, Marlyson — artilheiro da Copa Santa Catarina, agora com oito gols — aproveitou sobra na pequena área e, de cabeça, deixou tudo igual na Ressacada.
Nos minutos finais, o Alvinegro manteve a pressão em busca da virada, mas o placar permaneceu inalterado.
Próximos compromissos
Com o resultado, o Avaí, já eliminado, volta suas atenções para a Série B do Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso será na terça-feira (14), contra o Athletico Paranaense.
O Figueirense, por sua vez, avança de fase e aguarda a definição do Grupo B para saber se enfrentará o Brusque ou a Chapecoense. Independentemente do adversário, o jogo de volta será disputado no Estádio Orlando Scarpelli.
Ficha Técnica
Copa Santa Catarina 2025 – 6ª Rodada
Avaí 1 x 1 Figueirense
Data: 12/10/2025 – Horário: 15h
Local: Estádio da Ressacada – Florianópolis (SC)
Público: 2.616 torcedores
Renda: R$ 69.424,00
Gols
- Rigley (AVAÍ) – 13min do 2º tempo
- Marlyson (FIGUEIRENSE) – 35min do 2º tempo
Cartões amarelos
- Wesley (FIG), Flávio (FIG), João Pedro (AVA) e Hyuri (FIG)
Avaí: Otávio, Kauã Fernandes, Weverton (Marcon), Baldini, João Pedro (Deivid Richard), Kauã Dias, Tedesco (Diego), Gugel, Gustavo Simões, Léo Reis e Rigley (Josmar).
Técnico: Leonardo Ducci.
Figueirense: Igo Gabriel, Léo Maia, Douglas Bacelar, Ligger, Wesley Costa (Iury), Flávio, Rafinha Potiguar, Reifit (Felipe Augusto), Renan (Wellington Nem), Hyuri (João Lucas) e Marlyson.
Técnico: Waguinho Dias.
Arbitragem
- Árbitro: Cinesio Mendes Júnior
- Assistente 1: Diogo Berndt
- Assistente 2: Adenilson Teófilo Cardoso
- Quarto árbitro: Eduardo de Carvalho Corrêa
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO