Esporte Compartilhar
Competição

Atletas de SC disputam o Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed

Das oito duplas que receberam o WC, três são compostas por atletas de Criciúma

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Três das oito duplas que receberam Wild Card para disputar o Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed são de Santa Catarina, da cidade de Criciúma. No feminino, as atletas locais que terão oportunidade de competir no Mundial são Renata Alcântara e Lia Schlickmann, Patrícia Vargas e Stephanie Janssen. No masculino, Pedro Silva e Rafael Meller Burigo.

Além deles, receberam o WC as atletas juvenis Julia Paranho e Luana Neri, Maria Julia Wehmuth e Gabriela Sato. Ainda os atletas Diogo Polvani Pedroso e Murillo Mariano, Vinicius Font e Diogo Carneiro, Hugo Russo e Saulo Tejada Damaso, totalizando 4 duplas femininas e 4 masculinas.

O Qualifying do Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed terá início no quarta-feira (16), às 12h e finalização na quinta-feira (17), às 14h, na Praça Pública do Balneário Rincão, no sul do estado. Na própria quinta-feira (17), a partir das 14h, terá início a Chave Principal da disputa, que recebe 22 atletas com inscrição direta, 4 oriundos da disputa do Qualifying e 4 por Wild Card (convite), tanto no masculino como no feminino.

A competição segue até domingo, com entrada gratuita, reunindo um dos maiores line-ups mundiais de atletas do beach tennis da história, incluindo os tenistas número 1 da modalidade no ranking internacional masculino e feminino.

O italiano Michele Cappelletti, primeiro do ranking ITF, fará dupla com o espanhol Antonio Miguel Ramos Viera, quarto colocado no mundo. Jogando juntos, os atletas já conquistaram sete títulos no circuito mundial, sendo quatro deles em 2021. Entre as principais premiações, Cappelletti soma quatro títulos do Circuito Mundial e Ramos outros dois.

“É um torneio muito importante, em um local novo – o que sempre nos rende uma boa expectativa. Queremos que tenha um público com uma excelente energia! Vou dar o meu máximo para buscar o título do torneio”, destacou o italiano líder do ranking internacional de beach tennis.

Já a italiana Giulia Gasparri, número 1 do ranking ITF, fará dupla com Ninny Valentini, da mesma nacionalidade, Top 7 ITF. A brasileira número 1 do Brasil e 2 do mundo, Rafaella Miiller, irá compor dupla com a venezuelana Patricia Diaz Top 5 ITF.

E o brasileiro número 1 do Brasil e 8 do mundo, André Baran, natural da cidade catarinense de Brusque, fará dupla com o francês Theo Irigaray, Top 7 ITF. “É um torneio muito importante para todos os atletas, com pontuação alta. Não é à toa que a maioria dos grandes jogadores internacionais irá participar. Estamos muito motivados e preparados. Eu, em especial, por jogar em casa. Sinto um orgulho enorme por representar o nosso país em casa”, ressalta Baran.

O evento-teste do Mundial, da Federação Catarinense de Tênis (FCT), foi realizado neste final de semana (12 e 13/02) e testou toda a estrutura montada para a competição internacional. “Mais de 3 mil pessoas passaram pela arena no final de semana e conseguimos testar todos os detalhes do mundial, que terá início nesta quarta-feira”, destaca o presidente da FCT, Alexandre Farias.

A arquibancada é a mesma que foi usada provisoriamente nas Olimpíadas Rio-2016, moderna, com assentos e com capacidade para 1090 pessoas. “A operação logística demorou quase 20 dias e vai entregar uma estrutura nunca antes vista no Beach Tennis mundial. Trouxemos a praia para a praça pública do Rincão. Foram usados 100 caminhões de areia branca para a montagem de toda a arena, incluindo as 12 quadras e o entorno”, salienta o presidente da Federação Catarinense de Tênis.

“O que podemos ver é a soma de forças para fazer deste o maior evento de beach tennis que Santa Catarina já viu e somos privilegiados por receber tudo isso no nosso quintal de casa, que é o Balneário Rincão. Tivemos uma pequena amostra no fim de semana que passou, o lounge da Unimed Criciúma ficou bastante movimentado e as expectativas são ainda maiores para o Mundial, que começa quarta-feira”, afirma o presidente da Unimed Criciúma, Leandro Avany Nunes.

A competição é de nível BT 400, com premiação de 35 mil dólares e chancela da Federação Internacional de Tênis (ITF). Terão atletas vindos de mais de 14 países e de 15 estados brasileiros. Em paralelo ao evento irá acontecer um torneio amador oficial, o Aberto Nacional de Beach Tennis Balneário Rincão (CBT GA), contando pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis.

Ingressos para o torneio são gratuitos e haverá transmissão pelo Youtube

O torneio em Balneário Rincão terá ingressos gratuitos, que estarão disponíveis ao público mediante um cadastro no site Ingresso Nacional. O link para acesso dos interessados é este: https://bit.ly/3grg5MX. Os ingressos para sábado (19) e domingo (20) já estão esgotados, mas a organização está na expectativa de liberar um lote extra. Se isso ocorrer, haverá a comunicação nos canais oficiais do evento.

A partir do dia 17/02 haverá transmissão ao vivo pelo canal Youtube PLAYBT.

O Mundial de Beach Tennis do Balneário Rincão é apresentado pela Unimed, com o Patrocínio Master da SAMAE, o Patrocínio do BRB e da Sandever Decatlhon, o Apoio Master é da Prefeitura de Balneário Rincão, com o Apoio da UNESC, Kolina Volkswagen, Cliniimagem, Cristalcopos, Unifique, Osteoclínica, Clínica Trenare, Pro Alto Fitwear, Nitrix, Novotel e Hotel IBIS. Com realização da FCT – Federação Catarinense de Tênis, é um evento oficial da CBT – Confederação Brasileira de Tênis e da ITF – International Tennis Federation.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.