Atleta de Joinville, bolsista da Sesporte, conquista ouro no Pan-Americano Júnior de Taekwondo
Por Roberto Gatti.
• Atualizado
O joinvilense Miguel Vargas dos Santos, de somente 16 anos, brilhou no Campeonato Pan-Americano Júnior de Taekwondo e garantiu a medalha de ouro na categoria até 45 kg. A competição aconteceu nos dias 5 e 6 de abril, na cidade de Querétaro, no México.
Leia Mais
Representando a Seleção Brasileira de Taekwondo, Miguel venceu as três lutas que disputou por 2 rounds a 0, com um desempenho impecável. Na final, superou o canadense Levi Gavas, sagrando-se campeão da categoria.
Morador do bairro Anita Garibaldi, Miguel também foi reconhecido pelo talento e postura esportiva, recebendo os prêmios de melhor técnica e melhor atleta masculino do torneio.
“É uma honra representar meu país, meu estado e minha cidade, Joinville, com dignidade e respeito. Subir ao lugar mais alto do pódio com a minha bandeira é a melhor sensação do mundo”, celebrou o atleta.
Bolsista da Secretaria de Esportes (Sesporte) da Prefeitura de Joinville, Miguel fez história em 2024 ao se tornar o primeiro joinvilense a integrar a Seleção Brasileira de Taekwondo — feito que repetiu em 2025.
Entre suas conquistas mais expressivas estão o título do Rio Open de Taekwondo e o vice-campeonato brasileiro em 2024. No mesmo ano, conquistou o bronze no Pan-Americano, também realizado no México. Já em 2025, foi campeão do Grand Slam de Taekwondo, no Rio de Janeiro.
Miguel respira Taekwondo desde a infância. Filho dos mestres Ieda Vargas dos Santos e Jean Cristiano dos Santos, e irmão de Gabriel Vargas dos Santos, faixa preta na modalidade, ele começou no esporte aos dois anos.
“O Taekwondo está no sangue. Ver o Miguel conquistando o mundo é um orgulho enorme. E sei que ainda há muitos sonhos e vitórias pela frente”, destacou o pai, Jean Cristiano dos Santos.
*Estagiário sob supervisão de Isabéli Bender.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO