A polêmica dos xingamentos na Fórmula 1; entenda
FIA pede menos palavrões e pilotos rebatem
• Atualizado
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) gerou polêmica na última quinta-feira (19) quando pediu aos pilotos que diminuissem a quantidade de xingamentos falados durante os GPs. Isso devido ao fato de que na Fórmula 1, os rádios dos pilotos são mostrados durante a transmissão da corrida.
Nas palavras de Mohammed Ben Sulayem, ex-piloto e atual presidente da FIA, a Fórmula 1 não é uma música de rap: “Não somos rappers, você sabe. Eles dizem a palavra com ‘F’ quantas vezes por minuto? Não fazemos parte disso. Eles são eles e nós somos nós”. Entretanto, a decisão da FIA e a comparação feita por Mohammed gerou ‘revolta’ por parte dos pilotos do grid.
Lewis Hamilton (Mercedes) foi um dos pilotos a se pronunciar sobre a fala do presidente. Em entrevista, Hamilton concorda com a decisão de diminuir os palavrões por conta do público e das crianças que assistem a Fórmula 1, porém criticou a comparação feita por Mohhamed, “[…] Dizer que os rappers são estereotipados e se você pensar bem, a maioria dos rappers são negros, então isso meio que aponta para dizer que não somos como eles. Acho que essa é a escolha errada de palavras”.
Verstappen é punido ao usar xingamento
Max Verstappen, tricampeão mundial, foi outro piloto que criticou a decisão da FIA. O piloto da Red Bull Racing comparou a Fórmula 1 a outros esportes, alegando que em todos os atletas usam xingamentos, mas a diferença é que na categoria tudo que é falado pelos pilotos é gravado e transmitido: “[…] Tem muita coisa sendo transmitida nos dias de hoje, sendo que em outros esportes não tem um microfone preso em você.”
Entretanto, a situação pesou para o lado do piloto da Red Bull durante uma coletiva de imprensa na quinta-feira (19). Ao responder uma pergunta Verstappen ele acabou utilizando um palavrão na resposta, e essa fala foi alvo de uma investigação por parte de FIA.
A conclusão da investigação saiu na manhã desta sexta-feira (20), onde consta que Max Verstappen infrigiu um dos artigos do Código Internacional Esportivo da FIA ao utilizar o xingamento e, por esse motivo, o piloto da categoria foi direcionado a cumprir ‘trabalhos de interesse público’.
“Isso é ‘má conduta’, conforme definido no Art. 20 do Código Esportivo Internacional. É uma violação do Art. 12.2.1.k” […] “Como esse tópico já foi levantado antes e é bem conhecido pelos competidores, os comissários determinaram ordenar uma penalidade maior do que a anterior e que Verstappen fosse obrigado a realizar algum trabalho de interesse público” […]
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO