Web Summit Rio 2023 inicia com apresentações de Startups de sucesso
Acompanhe o evento, que dura de 1º a 4 de maio
• Atualizado
Foi dada a largada no Web Summit Rio 2023. Na noite desta segunda-feira (1º), mais de seis mil pessoas participam da abertura do evento, que deve receber 20 mil pessoas nos quatro dias de evento. Considerado o maior festival de inovação e tecnologia do planeta, o Web Summit Rio 2023 iniciou com apresentações de startups de sucesso.
“Dentre as melhores Starups escolhidas para fazer seu pitch essa noite, ouvimos a Carolina Kia, CEO da Bud, plataforma que ajuda líderes a adotar práticas e rotinas de gestão mais saudáveis”, destaca Carmem Zaglul, mulher Acate. Carolina também é cofundadora e ex-CEO da Weme, uma das mais relevantes consultorias de design e tecnologia da América Latina,
“A bud, é uma plataforma de gestão OKR (Objetivos e Resultados-Chave) para empresas, mas o que mais interessa é que a execução da estratégia pensada num novo jeito de trabalhar. A ferramenta torna fácil a adoção de frameworks e rotinas de gestão mais saudáveis, aumentando o engajamento, desempenho e bem-estar da equipe”, explica Zaglul.
Confira:
Neste primeiro momento do Web Summit Rio foram apresentadas dez Startups de sucesso. Das dez, seis foram fundadas por mulheres. Além de Carolina Kia, também participaram do pitch de abertura: Andréa Burattini, co-fundadora da Dinie, Paola Neira, fundadora da Latú Seguros, Maya Pindeus. Stefhanie von Staa Toledo, Ceo da Oya Care e Ludmila Pontremolex também apresentaram startups.
Leia Mais
Niklas Kluger, cofundador e COO da InPlanet, João Sobreira, Co-fundador e CEO Tipspace e Mário Augusto Sá, Co-fundador e CEO NG.cash, também se apresentaram neste primeiro momento do evento.
“O Rio Web Summit começou com a apresentação de startups e foram 4 homens e 6 mulheres. Todos os microfones das mulheres deram problemas… Dá até pra fazer piada disso.. Mas elas se apresentaram lindamente”, destaca Tatiana Takimoto, mulher Acate.
Durante o evento, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo da Costa Paes, abordou a importância do Web Summit para a cidade. “Paes disse que o evento representa para cidade o primeiro de seis Web Summit até 2028. Além disso, expôs: ‘o evento vem para colocar o Rio de Janeiro como a capital de inovação da América Latina'”, afirma Takimoto.
Marina Leite, mulher Acate, também está presente na abertura. “Na arena principal e abertura do evento, presença relevante e majoritariamente de mulheres. CEOs, CTOs e mulheres de presença global deixando seu recado no palco principal. Importante posicionamento do Web Summit Rio neste dia 1”, destaca Marina.
Opal Tometi, cofundadora do Black Lives Matter, também participou da abertura. “Empreendedora social e premiada defensora dos direitos humanos. O BlackLivesMatter, é um movimento indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2021. Ela foi a primeira mulher a receber a Honra Internacional da Paz em 2021”, aponta Yazmin Trejos, mulher Acate.
Tometi comentou sobre a existência de movimentos sociais desde o início da história e desde que existe a opressão. A palestrante também destacou que utiliza suas mídias sociais como canal com a sociedade, já que em sua visão, as mídias convencionais não estavam dando espaço para o movimento.
“Ela tem uma fala muito assertiva sobre democracia e comenta que somos uma sociedade multirracial e, se hoje temos alguns questionamentos, é porque as palavras dos movimentos sociais estão chegando nas esferas do poder e estão causando algum impacto. Pode não ser como gostaríamos e pode ser visto como algum incômodo, mas as pessoas estão se sensibilizando”, acrescenta Takimoto.
“Sobre IA, ela diz que pode ter viés racista… Porque quem desenvolve muitas vezes tem esse viés. Como consultora em diversidade, eu Tatiana Takimoto, posso afirmar que todos temos os nossos preconceitos. A nossa responsabilidade está em fazer o que a Ayo traz que é nós educarmos sobre essa pauta e promover mudanças que vão gerar, como a Ayo disse, alegria”, diz Takimoto.
Cássia Liandra, mulher Acate, também esteve na abertura e avaliou o primeiro dia de evento, confira:
Confira fotos das apresentações de abertura:
Web Summit Rio e a escolha do Brasil
Essa será a primeira vez que o evento ocorre fora da Europa, e são esperados mais de 500 investidores e 750 startups. Anteriormente, o evento costumava acontecer em Lisboa, em Portugal.
Entre os palestrantes, estarão representantes de empresas de tecnologia de diferentes setores, como Airbnb, Google, GitHub, QuintoAndar e Nubank, além de veículos de mídia, movimentos sociais e organizações do terceiro setor.
A escolha de abrir o horizonte de Portugal para o Brasil se deu pelo crescimento gigantesco da indústria brasileira de tecnologia e startups. O país ultrapassou 20 empresas unicórnios, empresas avaliadas em mais de um bilhão de dólares antes de abrir seu capital em bolsas de valores, ou seja, antes de realizar o IPO. Outro ponto que influenciou na decisão do Brasil sediar o evento foi do Rio de Janeiro ser uma das principais cidades hub na América Latina.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO