Cooperativas financeiras: saiba como instituições impulsionam o desenvolvimento local
A força das cooperativas está na participação ativa de seus membros
• Atualizado
Em um cenário em que as comunidades buscam crescimento e estabilidade econômica, as cooperativas financeiras se destacam ao auxiliar na transformação, através de uma abordagem participativa e inclusiva. Com estruturas baseadas na colaboração, as instituições operam com um propósito claro: fortalecer as comunidades onde estão inseridas e nutrir o desenvolvimento local.
Ao contrário dos grandes bancos, as cooperativas financeiras direcionam seus esforços para atender às demandas locais. E, com a proximidade, conseguem identificar as necessidades específicas de cada região, oferecendo serviços adaptados e acessíveis, contribuindo assim para a inclusão financeira.
Constituídas pelos próprios cooperados para atender seus interesses em comum, as instituições capacitam os membros da comunidade, promovem a criação de empregos e também atuam investindo em projetos locais, impulsionando, assim, o crescimento, a exemplo do Sicoob, que nasceu para promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas e comunidades, com justiça financeira e prosperidade, oferecendo soluções e experiências inovadoras e sustentáveis por meio da cooperação.
Participação ativa dos cooperados
A força das cooperativas financeiras está na participação ativa de seus membros, que não são apenas clientes, mas donos do negócio. Cada pessoa tem voz e voto nas assembleias, garantindo uma gestão transparente e voltada aos interesses comuns. Essa abordagem democrática promove a responsabilidade social e fortalece os laços entre os habitantes, gerando um ambiente de confiança e coletividade.
Ao priorizar o coletivo sobre o indivíduo, as instituições desempenham um papel fundamental no desenvolvimento local, capacitando as comunidades para prosperarem de maneira sustentável e inclusiva.
Cooperativas financeiras
O cooperativismo é um modelo de negócios em que as pessoas se unem voluntariamente para atender as necessidades comuns através de uma associação democrática, formada por pessoas para prestar serviços financeiros aos seus associados. Baseada em valores como ajuda mútua, responsabilidade, equidade e autonomia, além de oferecer os mesmos serviços financeiros de um banco, como conta corrente, crédito, investimentos e seguros – entre outros –, as cooperativas têm como foco o benefício coletivo.
Uma das vantagens de ser associado a uma cooperativa, como o Sicoob, é ter juros e taxas mais baixas do que a média do mercado tradicional. Hoje no Brasil, as cooperativas estão presentes nos maiores centros urbanos, assim como em pequenas e médias cidades, como o Sicoob, presente em mais de 4,6 mil municípios, em todos os estados do Brasil, e sendo a única instituição financeira presente em 300 deles.
O atendimento em uma cooperativa financeira é como encontrar um amigo de longa data no mundo das finanças. Ao entrar em uma cooperativa, como o Sicoob, você não será apenas mais um cliente, mas alguém que merece toda atenção para realizar o que deseja. Os funcionários são capacitados para oferecer o melhor atendimento e focar nas necessidades financeiras e aspirações dos cooperados. Ou seja, não apenas vender produtos, mas entender as metas e encontrar as melhores soluções para cada cooperado.
As cooperativas, onde os clientes são donos, têm interesse em ouvir as preocupações, responder às dúvidas e oferecer conselhos financeiros mais personalizados. O cooperado se sente parte de uma comunidade, e o atendimento reflete essa sensação de pertencimento.
Além disso, a transparência e a ênfase na educação financeira são características marcantes. Nas cooperativas, os funcionários aprimoram constantemente os seus conhecimentos sobre produtos e serviços para que os cooperados possam tomar as melhores decisões sobre suas finanças.
- Preguiça de mudar? Abrir conta em uma cooperativa é simples e rápido
- Cooperativa financeira: veja os detalhes de um atendimento diferenciado de verdade
- Cooperativas financeiras: saiba como instituições impulsionam o desenvolvimento local
- Instituições bancárias tradicionais ou cooperativas: qual a melhor opção para você?
- Educação financeira: o que é e para que serve?
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO