Com apoio do BRDE, o sonho de empreender pode sair do papel
O BRDE Microcrédito possibilita o acesso ao crédito a microempreendedores, bem como a profissionais autônomos
• Atualizado
O sonho de empreender de Ionara Seman foi realizado há um ano, quando ela abriu uma hamburgueria artesanal em Taió, no Alto Vale do Itajaí. Logo que as portas abriram, percebeu a necessidade de incrementar o local com a compra de equipamentos e manter um fluxo de caixa mais ajustado. Foi então que buscou por um incentivo financeiro, no valor de R$ 5 mil. Com o estímulo, o negócio avançou ainda mais, principalmente por se tratar de um produto diferenciado e de alta qualidade.
A consultoria para o crescimento da hamburgueria foi realizada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), por meio da Acredite, agência de crédito parceira. “Sem dúvidas irei renovar meu financiamento para continuar crescendo”, comenta Ionara.
O impulso que a empreendedora precisava veio do BRDE Microcrédito, programa do banco que possibilita o acesso ao crédito a microempreendedores, bem como a profissionais autônomos, microempreendedores individuais e pessoas jurídicas empreendedoras de atividade produtiva de micro e pequeno porte. Por meio da parceria, podem ser beneficiadas pessoas físicas ou pessoas jurídicas de pequeno porte, financiadas por meio de convênios operacionais e instituições repassadoras dos recursos de linhas de microfinanças aos tomadores finais, como o crédito recebido pela Ionara Seman, de Taió.
À exemplo dela, que incrementou o negócio com a compra de equipamentos, são financiáveis os seguintes itens: capital de giro e/ou investimentos produtivos fixos, como obras civis; compra de máquinas e equipamentos novos e usados; compra de insumos e materiais; e, outros investimentos necessários ao desenvolvimento do negócio.
BRDE apoia diversos setores da economia
Neste ano de 2023, o BRDE chegou a marca de R$ 3 bilhões em movimentação de negócios na região Sul. O crescimento superior a 40% com relação a 2022 reforça a representatividade da instituição financeira no desenvolvimento econômico, desde a grande empresa até o pequeno empreendedor.
“O BRDE historicamente ocupa um espaço importante de apoio e parceria para os setores da nossa economia. Neste ano, o banco conquistou ainda mais expressão com valor recorde em operações. Importante destacar o crescimento dos números, mas sobretudo a presença do BRDE em todas as atividades econômicas. Estamos mais perto para oferecer crédito e soluções. Além disso, como Banco Verde queremos ajudar a desenvolver de forma sustentável e com mais qualidade de vida o Sul do Brasil”, destaca o presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing.
Entre os setores atendidos pelo BRDE, a Indústria chega a 27,9% do total realizado em operações até o momento, seguido do setor de Comércio e Serviços com 27%, em seguida Infraestrutura com 26,9% e Agropecuária com 18,1%. As operações realizadas para micro, pequenas e médias empresas representam 42,5% do total realizado entre janeiro e agosto deste ano no BRDE.
“Nosso papel é atender as necessidades do mercado e estarmos alinhados às diretrizes do governo do Estado. Os últimos anos possibilitaram ao banco uma capacidade significativa de operação para atender aos micros e pequenos empresários. A intenção é estar mais perto de quem precisa do BRDE”, menciona o diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Mauro Mariani.
Além do volume em operações de crédito realizadas, aproximadamente 80% das linhas oferecidas pelo banco se enquadram em ao menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO