Cibelly Fávero

Jornalista, apresentadora e editora-chefe do SCC News. Desde 2011 está à frente dos principais jornais do estado na TV.


Especiais Compartilhar
Cibelly Favero

Tesouro Direto: Saiba por que ele é o melhor lugar para guardar a sua reserva de emergência

Emprestar dinheiro para o governo e receber juros por isso? Saiba mais!

• Atualizado

Por

Foto – Envato
Foto – Envato

Caso você não seja um especialista em finanças, mas adoraria começar a investir, o Tesouro Direto é o primeiro passo a seguir. Ele é mais rentável e tão seguro quanto a poupança. E, o mais importante: se você precisar, pode sacar o valor no mesmo dia (ideal para a sua reserva de emergência!). O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional em parceria com a B3 (a nossa Bolsa de Valores). Ele surgiu para democratizar a venda de títulos públicos. Em resumo, você empresta dinheiro para o Governo Federal e recebe juros por isso.

No site do Tesouro

À primeira vista, o site pode causar um certo estranhamento, mas logo você vai pegando o jeito. O mais importante é estar seguro do que está fazendo. Então, pesquise à vontade e depois comece. No site existe uma série de títulos que, basicamente, dividem-se entre os pré-fixados (quando você investe e já sabe quanto vai render) e os pós-fixados (que rendem mais a longo prazo).
É preciso cadastrar a sua conta no site e escolher a modalidade que mais tem a ver com o seu objetivo. Se você não tem pressa para retirar o dinheiro, pode escolher um título mais rentável. Para quem está construindo a reserva, o Tesouro Selic pode ser o mais apropriado e acessível, já que se precisar, pode ser sacado no mesmo dia – sem perda na rentabilidade.

Um universo de opções

Depois de começar, um universo de opções mais rentáveis se abre para você. Com o tempo você vai criando uma carteira de investimentos que pode ser composta por renda fixa, que é o caso do Tesouro Direto, e por renda variável.

Conservador, moderado ou arrojado?

Para isso, será importante entender o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado. Os perfis tem a ver com o que você prioriza, se é a segurança ou uma maior rentabilidade, por exemplo. E também a sua tolerância aos riscos. Com o tempo, o seu perfil também pode mudar.

Tempo de Valor

O ‘Tempo de Valor’ desta quarta-feira vai falar sobre tudo isso! Vamos receber o educador financeiro do Sicoob, Fabrício Baumgartner, que vai explicar o assunto e trazer muitas dicas para você, além de mostrar outros tipos de aplicações.

Você pode enviar a sua dúvida para o nosso Whatsapp (48) 99162-2676. Participe e tenha a sua pergunta respondida ao vivo no jornal SCC Meio-dia!

Atualização

Assista agora ao episódio completo:

>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.