Dividir os gastos mensais por dia ou por semana pode ajudar no controle do orçamento
Planilha ou bloquinho de notas na mão e vamos economizar!
• Atualizado
Acredite: se você tem um sonho ou uma meta maior que te motive o suficiente para persistir, dividir os gastos mensais e economizar já é meio caminho andado. Contudo, se você ainda não tem uma meta, já pode começar a traçar esse caminho imediatamente. Manoela Couto, educadora financeira do Sicoob, trouxe algumas dicas de planejamento dos gastos mensais. Olha só:
Tenha clareza nas metas
Antes de mais nada, essa é a sua hora de sonhar e colocar no papel tudo o que você realmente gostaria de realizar. A dica é organizar as metas de curto, médio e longo prazo.
Quanto custa e o que preciso fazer?
Tendo a meta no papel, você precisa saber o custo total desse objetivo, bem como quanto vai conseguir separar da sua renda mensal para este sonho, e em seguida, tentar prever quando vai conseguir realizar.
Separar o que pode gastar por dia
Dividir o dinheiro do seu custo mensal em dias ou semanas pode ser uma boa alternativa para controlar o volume de gastos no mês. Assim, inclua, por exemplo, os custos de almoços, lanchinhos, pães da padaria, ou seja, que você tiver de custos no seu dia. A Manoela explica:
Economizar é a regra
Você precisa ter em mente que todo o esforço é para um bem maior: realizar seus sonhos. A partir daí não tenha dó de cortar pequenos gastos, taxas e contas desnecessárias. Você vai perceber como faz bem dar valor para o seu dinheiro suado e entender o quão gratificante é usá-lo não só para pagar contas, mas para realizar sonhos!
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Na próxima semana vamos falar sobre endividamento e inadimplência. Você pode participar enviando a sua pergunta para o nosso whatsapp (48) 99162-2676. Participe!
E, por último, não esqueça: o quadro ‘Tempo de Valor’ vai ao ar todas as quartas-feiras, no SCC Meio-dia, a partir das 11h30.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO