Cibelly Favero
templates/template-single-article-texto
block/single-columnist/block-header

Cibelly Favero

Jornalista, apresentadora e editora-chefe do SCC News. Desde 2011 está à frente dos principais jornais do estado na TV.

[email protected]
block/article/header
Cibelly Favero Compartilhar
Cibelly Favero

Dicas fáceis para manter sua reserva financeira de emergência sempre ativa

Foco e algumas estratégias ajudam a garantir sucesso do seu planejamento financeiro

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Dicas fáceis para manter sua reserva financeira de emergência sempre ativa
Foto: Envato

Você criou sua reserva financeira de emergência, escolheu onde guardar o dinheiro, separou o valor e fez tudo certo… E agora, o que fazer a partir disso para mantê-la sempre ativa? Ter o compromisso de separar o dinheiro da reserva financeira de emergência todos os meses do ano, sem boicote, também é essencial para o êxito do seu planejamento financeiro. Para isso, você pode contar com algumas estratégias que aprendemos com os especialistas do Sicoob no quadro “Tempo de Valor”, que vai ao ar às quartas-feiras, no jornal SCC Meio-dia.

Como começar?

Em primeiro lugar, é preciso escolher um bom motivo para fazer sua reserva financeira de emergência, pois na hora que você pensar em usar esse dinheiro, lembrará que existe um propósito maior para ele – e não mexerá. Para mim, só de pensar que esse dinheiro está destinado para a minha segurança e poder de escolha já basta, mas você pode ter outras metas, como, por exemplo: “quando chegar ao valor “x” vou começar a juntar o dinheiro da minha viagem”.

Outra estratégia que funciona muito para mim é me recompensar pelo esforço: depois que eu separo o dinheiro da minha reserva financeira de emergência, confiro os boletos pagos e reviso o orçamento do mês, eu me presenteio. Pode ser com chocolates, pizza, uma ida ao salão de beleza, uma roupa nova… Algo proporcional ao êxito do meu planejamento naquele mês. Isso me ajuda a manter a empolgação para economizar e aumentar a reserva.

Confira 6 motivos para não desanimar na manutenção da sua reserva financeira de emergência:

1) Maior segurança: com um cenário econômico instável é imprescindível que você esteja preparado para imprevistos.

2) Poder de negociação: se você estiver seguro que mesmo diante de imprevistos não passará apertos, vai negociar sem titubear.

3) Controle da vida financeira: mantendo o foco na reserva, você vai abrir mão do pensamento imediatista com relação ao consumo. É o primeiro passo para conquistar o controle financeiro.

4) Liberdade profissional: com dinheiro suficiente para se manter por meses, você se torna mais exigente para avaliar propostas e cenários pensando na sua carreira e futuro profissional. O que não acontece quando estamos sufocados por boletos.

5) Investimento fácil e acessível: quando se trata da reserva financeira de emergência, você não precisa ser nenhum expert para entender a operação. Basta se comprometer com o valor mensal e escolher uma modalidade que ofereça liquidez diária, ou seja, que você possa resgatar esse dinheiro no mesmo dia ou no dia seguinte, caso precise.

6) Evitar endividamentos: diante de um imprevisto, você não vai precisar contratar empréstimos às pressas – o que pode custar muito caro. Basta resgatar a sua reserva ou parte dela. É para isso que ela serve: emergências! Lembre sempre que escolher ao invés da fragilidade de ser refém das mudanças não tem preço.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Educação financeira para as crianças

No “Tempo de Valor” da próxima semana, a nossa conversa é focada nas crianças. Afinal, se nós adultos reconhecemos que o ideal seria ter acesso à educação financeira mais cedo, precisamos fazer isso pelos nossos filhos. Mas, como falar com eles sobre isso? Quais assuntos abordar? Essas e outras perguntas a gente responde semana que vem. Esperamos você na próxima quarta-feira, ao vivo, no SCC Meio-dia. Não perca!

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/query-columnist
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais