Summit Cidades Compartilhar
Summit Cidades 2022

Saiba importância do uso de soluções inteligentes na segurança das cidades

Segurança pública se alia à soluções e inovações tecnológicas para propor bem-estar e proteção à população

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação | PMF
Foto: Divulgação | PMF

Já pensou viver em uma cidade que é sinônimo de segurança? Uma das principais preocupações, tanto de moradores, quanto de turistas, é a sensação de segurança sentida nas cidades. Considerada um dos pilares das cidades inteligentes, as Smart Cities, a segurança pública ganha atenção especial de gestores públicos preocupados na melhora da qualidade de vida da população.

Na última década, a segurança pública tem se aliado às soluções e inovações tecnológicas capazes de propor mais bem-estar e proteção, com tecnologias de monitoramento dos municípios, como contagem de veículos, cercamento digital e sistemas de reconhecimento facial nos espaços públicos de risco ou de grande circulação de pessoas.

“O uso intensivo de tecnologia em segurança garante uma maior eficiência e eficácia, ou seja, a segurança funciona melhor o tempo todo. Além disso, garante uma resposta padrão esperada o tempo todo e reduz o custo das ações de fiscalização, controle, monitoramento e intervenção”, destaca o coronel PM (RR) Araújo Gomes, secretário de Segurança de Florianópolis, um dos palestrantes do Summit Cidades 2022.

O evento, que será realizado na Capital catarinense entre os dias 23 e 25 de novembro, discutirá o desenvolvimento de cidades inteligentes e reunirá especialistas em diferentes setores ligados às Smart Cities.

Trabalho conjunto

O secretário e ex-comandante da Polícia Militar de Santa Catarina explica que as soluções tecnológicas são primordiais para auxiliar os agentes de segurança, uma vez que fornecem informações e dados capazes de auxiliar o desenvolvimento de políticas públicas.

“As tecnologias diminuem os custos envolvidos nas ações de segurança, uma vez que potencializam a atuação dos profissionais. Na lógica de cidades inteligentes, os benefícios das novas tecnologias ultrapassam os limites da sua área original”, afirma Gomes, destacando que sensores instalados em semáforos são capazes de auxiliar a mobilidade urbana, fornecendo informações de números de veículos que transitam pela via, além de realizar o monitoramento dos mesmos, fiscalizando carros que ultrapassam sinais vermelhos e identificando veículos procurados pela Justiça.

“Em um primeiro momento, as tecnologias permitem identificar e responder problemas. Mas elas também nos permitem começar a capturar informações e dados de maneira continuada e assim a gestão da segurança pode ser feita de forma proativa, antecipando e prevenindo os problemas antes que eles aconteçam. Essa integração faz com que os investimentos em tecnologia feitos de forma inteligente repercutam no benefício da gestão da cidade como um todo”, afirma Araújo.

Summit Cidades

Na próxima semana, ao lado dos CEOs da DITEC Brasil, Lairto Jose dos Santos, e do Grupo KHRONOS, Lucas Souza, Araújo Gomes irá palestrar sobre o uso de soluções inteligentes na segurança nas cidades, na sexta-feira (24), na 2ª edição do Summit Cidades.

Gomes destaca que eventos como o Summit Cidades têm “valor extraordinário pois ao propiciar a troca de experiência com outros gestores públicos, de uma área que está se desenvolvimento o tempo todo, evita que tenhamos que reinventar a roda. Além disso, o evento unirá as Universidades, empresas de tecnologia e os gestores públicos. “O evento permitirá a aproximação entre quem tem o problema e quem pode ter a solução”, finaliza o secretário. As inscrições para o Summit são gratuitas e devem ser realizadas no site: summitcidades.com.br.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.