Summit Cidades Compartilhar
Summit Cidades 2022

Destinos Turísticos Inteligentes: saiba o que são e quais vantagens de conhecer

Tema será discutido no evento Turistech Brasil, que será realizado dentro do Summit Cidades

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Jan Vašek | Pixabay
Foto: Jan Vašek | Pixabay

Conhecida pelas belas praias, Florianópolis é um dos principais destinos de turistas do mundo que buscam desde o sossego até uma agitada vida noturna. Com investimentos para se tornar uma cidade inteligente, o Setor do Turismo da Capital acompanha o desenvolvimento, incorporando novas tecnologias e soluções capazes de melhorar as experiências de seus visitantes e de seus moradores. Única cidade catarinense classificada como Destino Turístico Inteligente (DTIs), a cidade é um destino em transformação. 

Como nas Cidades Inteligentes, os DTIs têm como objetivo a melhoria do acolhimento aos turistas, como acessibilidade, projetos de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente, melhoria da segurança, conectividade e interatividade, com pontos de wi-fi gratuito, entre outros. Os DTIs estarão em discussão no Fórum sobre Destinos Turísticos Inteligentes Tecnologia & Governança, o Turistech Brasil, marcado para os dias 23 e 24 de novembro, na Capital.

Vinicius de Luca Filho, Superintendente de Turismo, explica que destinos turísticos Inteligentes não estão associados apenas a tecnologia. “É necessário pensar o destino como um todo. Trabalhamos em busca de dados, informações e de indicadores para poder traçar políticas públicas melhores para sempre melhorar a qualidade de vida da população e do turista”, afirma o superintendente. Vinicius explica que desde 2017 o turismo manezinho vem se transformando e abrindo espaço para novas experiências com o uso de tecnologia, uma delas inclui avaliação de feedbacks capazes de analisar quais elogios e reclamações os visitantes fazem sobre os pontos turísticos, restaurantes e hotéis da Capital, e assim possibilitam que a cidade realize melhorias. 

Soluções e tecnologias a serviço do turismo

Com toda a experiência inovadora durante a viagem, as DTIs facilitam a interação e a integração do visitante, antes, durante e depois da viagem. Em Florianópolis, os visitantes que desbravam os pontos turísticos encontram QR Codes que contém informações sobre os locais, suas histórias e ainda podem realizar os Smart Tours, roteiros autoguiados capazes de proporcionar, com o auxílio da Internet das Coisas (IOT), uma experiência completa. A Capital conta ainda com soluções capazes de traçar o perfil dos turistas e fazer a pesquisa de demanda turística, analisando quais as melhorias necessárias para cada ponto turístico. 

“É necessário uma integração entre diferentes secretarias e pastas das Prefeitura ou Governos de Estado para desenvolver um DTIs e assim fazer uma gestão mais próxima do usuário”, pontua Vinicius, que demonstra a necessidade que seja realizado um estudo da cidade, uma vez que desde a mobilidade urbana até a preservação ambiental precisam ser analisadas, para realizar um planejamento assertivo que impactará positivamente no turismo local.

Turistech Brasil

Os destinos turísticos inteligentes têm como objetivo conectar lugares à pessoas e serviços, proporcionando uma viagem única. Com o objetivo de reunir aqueles que tomam as decisões na gestão pública do turismo dos pequenos municípios nacionais, o Turistech Brasil irá abordar os impactos e benefícios de se investir e incentivar os pilares dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs).

Com palestras sobre Lei de incentivo à inovação e o turismo e a tecnologia como fator de transformação, o Turistech Brasil realizado dentro do Summit Cidades 2022, entre os dias 23 e 25 de novembro, em Florianópolis. As inscrições para o Turistech e para o Summit são gratuitas, mas limitadas, e devem ser realizadas no site summitcidades.com.br.

“O evento é fundamental para a discussão desse tema que é profundo, e relativamente novo. Só a área de turismo sozinha não consegue movimentar e fazer as verdadeiras transformações. Trazendo pessoas de outras áreas, dando luz ao setor do turismo e tecnologia, seguramente conseguimos avançar em prol do desenvolvimento turístico e da cidade como um todo”, finaliza Vinicius.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.